
‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’
26 de outubro de 2025
27 de outubro – 2ª Feira, 30ª semana do Tempo Comum.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 13,10-17
Leitura: O que o texto diz?
Jesus, durante o seu ensinamento reabilita a saúde de uma mulher encurvada. Neste período Bíblico, geralmente doenças e enfermidades eram denominadas como ações ocasionadas por satanás. Jesus realiza a cura e a mulher imediatamente glorifica a Deus. Há uma força contraria que provem do chefe da sinagoga, este diz que Jesus não pode fazer tal ação no dia de sábado, esclarecendo seu argumento com base na Torá (Dt 5,13-14). Mas Jesus faz a ressalva de que mesmo no dia de sábado se alguém se encontra preso, atado, e faz esta comparação aos animais, estes necessitam de cuidados. Mas antes de qualquer coisa, Jesus e a figura salvífica de Deus, o fato de Ele esta ensinando e curando no sábado, manifesta a ação criadora de Deus.
Meditação: O que o texto me diz?
O fariseu nomeia todas as suas observâncias, tudo que ele faz conforme manda a lei; confia absolutamente no poder da sua prática religiosa para garantir a salvação. Assim dispensa a graça de Deus. Ele acha que a lei cumprida por ele é capaz de salvá-lo e ainda se compara com o publicano. Este também não mente quando reza. Longe do altar, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito em sinal de arrependimento e dizia: Meu Deus tem piedade de mim que sou pecador! E de fato era mesmo, ele tem consciência disso, e não só, mas do fato de que por ele mesmo é incapaz de mudar a sua situação. A única esperança dele foi jogar-se diante da misericórdia de Deus, por isso voltou para casa justificado.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que te liberte e te dê a sensibilidade necessária e a coragem para ser capaz de ajudar a reerguer os que foram derrubados pelo peso do sofrimento e da dor. Peça sobretudo pelas vítimas das guerras, das injustiças e da fome.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Existe momento oportuno para fazer o bem? Qual o bem que Deus hoje espera que você faça? O que o seu próximo espera verdadeiramente de você hoje?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
‘Mulher, estás livre da tua doença”, diz Jesus a mulher do evangelho e também a nós hoje.



