
Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”.
20 de agosto de 202521 de agosto, 5ª feira, Memória de São Pio X.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 22,1-14
Leitura: O que o texto diz?
No evangelho de hoje mais uma vez Jesus está conversando com os sumos sacerdotes e anciãos do povo, ou seja, as grande autoridades religiosas da época. Esteja junto deles e escute atentamente a parábola que Jesus irá contar. O Mestre compara o Reino dos céus a uma festa de casamento do filho do rei. O tema do noivo e noiva nos faz lembrar a aliança que Deus fez com seu povo.
Meditação: O que o texto me diz?
O rei, que pode ser visto como Deus, que prepara todo o banquete e pede para que seus empregados chamem os convidados, que podem ser visto como os escolhidos por Deus. Mas “os convidados não deram a menor atenção”, ou seja, não ouviram o chamado especial que Deus os fez. Eles não foram dignos e por isso o convite do banquete se estendeu àqueles que estão até nas encruzilhadas, ou seja, distantes e à margem da sociedade. Estes podem ser vistos como os pecadores e excluídos que ouvem atentamente a Boa-Nova e correspondem ao chamado. Porém, para entrar, é preciso estar com traje da festa, é preciso arrepender-se, converter-se e ser revestido da graça de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Apresente ao Senhor as dificuldades que às vezes te impedem de aceitar esse chamado de Deus. Também as situações às quais você não deu tanto atenção como deveria. Em seguida, agradeça ao Senhor por ter escolhido você. A muitos Ele chamou, mas você foi capaz dizer sim e tornar concreta essa escolha.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Medite: “Porque muitos são chamados e poucos são escolhidos?” Você se sente escolhido por Deus? Tem ouvido seu chamado e correspondido?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos.’, diz Jesus no evangelho de hoje. Que ao sentir o chamado de Jesus você vá “Vestido de Amor”, como diz a letra do poeta e músico Chico César:
Eu vou vestido de amor
Para o amor encontrar
O corpo leve em voo
E a alma flutuar