
Que devo fazer para ganhar a vida eterna?
3 de março de 2025
Ficai atentos…
5 de março de 2025
04 de março, terça-feira, 8ª semana do Tempo Comum.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 10,28-31
Leitura: o que o texto diz?
No evangelho de hoje os discípulos, representados por Pedro, olham o caminho feito e constatam o quanto fizeram e viveram com o Mestre. Embora não tenham recebido grandes glórias por isso, Jesus lhes assegura que todo esse esforço não é em vão. Neste dia somos chamados a meditar os desafios da missão de seguidores de Jesus. Deixe o amor, a presença divina, a alegria em servir serem a marcas de sua missão.
Meditação: o que o texto me diz?
Avaliar o caminho por que estamos percorrendo é natural a todos nós. Muitas vezes, em nossas ações, lançamos um olhar de que “na outra vida” teremos uma recompensa digna de nossos esforços. Jesus sublinha que desde já estamos sendo recompensados, mas é preciso sintonizar nosso olhar com o do Mestre para perceber os dons recebidos. Pense também no caminho feito até aqui no seu seguimento de Jesus.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor por te ajudar a ver o seu caminho com o olhar Dele. Reconheça as alegrias e as dificuldades em tuas trilhas percorridas por amor a Deus.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Neste caminho, Jesus continua sendo seu Norte? Quantas coisas perderam sentido e ficaram para trás? Quantos dons recebeu e te ajudaram a caminhar?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
A resposta de Jesus guarda um segredo para o caminho não parar: não deixar de segui-lo. Os caminhos no seguimento são estradas diversas para cada um, mas a meta é a mesma: seguir Jesus. Cecília Meirelles, em seu poema Canção do Caminho, ilustra bem os múltiplos caminhos que estão à frente de quem opta pelo seguimento, ou seja, por amar:
“Por aqui vou sem programa,
sem rumo,
sem nenhum itinerário.
O destino de quem ama
é vário,
como o trajeto do fumo.”
Equipe Lectionautas