“…sua mãe conservava no coração todas estas coisas”
17 de junho de 2023“Amor cristão é mais do que afeição”
19 de junho de 202318 de junho, 11ª Domingo do Tempo Comum.
Evangelho Mt 9,36-10,8
“Muito trabalho porque poucos trabalham”
O que o texto me diz?
No silêncio do seu coração, leia pausadamente texto de Mt 9,36-10,8, mergulhe no texto, deixe-se fazer parte da cena. Observe a narrativa bíblica. O trecho do evangelho deste domingo fala sobre a nossa missão de cristãos no mundo, isto é, as consequências práticas da nossa adesão ao Evangelho, seguindo itinerário de Jesus. O Reino de Deus se difunde à medida que testemunhamos com convicção o que Deus faz em nosso favor. Elegendo os doze discípulos, Jesus constitui pastores para aquelas multidões “cansadas e abatidas”. A vocação deles é um dom e, por isso, tudo o que fizerem (missão) deve testemunhar esta verdade: “De graça recebeste, de graça deveis dar”.
O que o texto me diz?
Vislumbre o texto novamente, dentro desse trecho bíblico são muitas as indicações e ensinamentos que nos são transmitidos. O que mais lhe chamou no texto? A expressão usada por Mateus para traduzir a reação de Jesus diante das multidões: “compadeceu-se delas”, não significa apenas uma constatação ou uma sensibilidade afetiva frente a uma situação calamitosa, mas indica uma tomada de decisão que implica atitudes concretas. Me propõe um modo de ser que provoca mudanças existenciais e abre um caminho de verdadeira transformação de mentalidade e atitude, o que tornará possível a colheita abundante dos frutos do Reino, que Ele mesmo anunciou com suas palavras e implantou com sua vida, assumida com coerência até os extremos: “entregando-se pelas suas ovelhas”.
O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, em atenção e pelo poder de tua Palavra, faz-me fiel e misericordioso com os meus irmãos e irmãs mais necessitados de ti, da Palavra geradora de Vida e do Pão do Céu, que és tu! Torna-me disponível para te anunciar e ser instrumento eficaz na realidade concreta da vida dos irmãos e irmãs, a partir do Batismo assumido com coerência e vigor no Espírito Santo.
O que Deus, através do texto, faz em mim?
É chegado o momento de deixar Deus agir e te falar ao coração, a tua vida. No silêncio orante, deixe-se ser também “mediador”, como aquele que reza fervorosamente: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” (Mt 9, 37-38).
O que o texto me impulsiona a fazer?
Depois ter rezado com o texto sagrado, pense, organize e reserve um dia para ir visitar alguém que ainda não seja engajado na Comunidade ou que esteja enfermo, anuncie a Palavra de Deus a esta pessoa ou família. Faça memória da sua experiência com Deus, fale de Jesus.
Ir.Cleilton Alves da Silva,INJ
(Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém, graduando em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí / ICESPI, mora atualmente em Teresina/Pi).