O Reino de Deus já chegou (Lc 11,15-26)
13 de outubro de 2017“O Senhor é meu pastor: nada me faltará.”
15 de outubro de 2017Lc 11,27-28
Quando acabou de dizer isso, uma mulher que estava no meio da multidão gritou para ele:
_ Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou!
Mas Jesus respondeu:
_ Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.
Oração: Agradecemos, nosso Deus e Senhor, pela graça de gozar mais um dia de vida. Agradecemos por você, Maria, cuidar do povo brasileiro. Guarde a cada um de nós, em especial, as crianças deste país. Ensina-nos a educá-las na fé e na caridade.
O evangelho de hoje é bem curtinho mas intenso. Em uma outra versão bíblica diz: Enquanto Jesus dizia essas coisas, uma mulher levantou a voz no meio da multidão, e lhe disse: “Feliz o ventre que te carregou, e os seios que te amamentaram.”
No meio da MULTIDÃO, a mulher LEVANTOU A VOZ! Ela gritou: “_ Como é feliz a mulher que pôs o senhor no mundo e o amamentou! ” porque reconheceu, em Cristo, o Salvador.
Mesmo em meio a multidão, a mulher reconhece o valor de Jesus. Ele ensinava algo que ninguém havia anunciado, até então. Ele surpreendia por sua sabedoria.
E nós, em meio as multidões de estudo, de trabalho, de mensagens vazias e outras tendenciosas, de redes sociais, de compromissos sociais e de trabalho, também temos reconhecido e gritado em alto e bom som a grandeza de Jesus? O que temos gritado? Como e a quem temos elevado a voz para falar de Jesus?
Mas Jesus, de forma objetiva e direta afirma: “_ Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela.”
Mesmo Maria tedo sido escolhida dentre tantas outras mulheres de sua época para gerar e amamentar Jesus, ainda assim, não era tão feliz como quem compreende e põe em prática a palavra de Deus.
Imagino que Jesus tenha provocado uma certo constrangimento àquela mulher. Mas é próprio dele criar situações desconcertantes. Claro, Ele queria que as pessoas percebessem que é possível viver mais e melhor. Viver a partir da Palavra e, ao mesmo tempo, desfrutar das alegrias que essa vivência proporciona. Jesus quer deixar-nos pensativos, Ele quer que nos questionemos sobre nossas escolhas, nossa caminhada cristã. Ele deseja ardentemente que gozemos das maiores alegrias que Deus reserva para cada um de nós! Ele deseja que desfrutemos da Palavra, meditando, contemplando e vivenciando-a.
Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus, entregou-se totalmente à proposta de Deus. Alegrou a muitos levando Jesus no seu ventre, como fez com sua prima Isabel (Lc 1, 41-43). Ensinou a obedecer ao que Jesus pedia, como nas bodas de Caná (Jo 2, 5). Esteve junto, compartilhando a dor de Jesus, no calvário (Jo 19, 25-27). E, na ressurreição, manteve-se junto aos discípulos (At 1,14). Ela viveu intensamente toda a Palavra de Deus e, por isso, era e é uma felizarda!
Senhor, conceda-nos a humildade para que sejamos capazes de reconhecer os momentos em que não fomos capazes de assumir-nos cristãos a ponto de anunciar-te a todos e em qualquer lugar. Que possamos viver e fazer a experiência da Palavra de tal modo que sejamos capazes de elevar as nossas vozes, ter atitudes que confirmem a sua grandeza, nosso Deus amado. Maria, mãezinha querida, ajude-nos a manter-nos fieis à proposta que Deus tem para cada um de nós. Amém.
Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Católica Verbum Dei – Bh