“…então chegou para vós o Reino de Deus”
8 de outubro de 2021“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”
10 de outubro de 202109/10/2021 (Sábado da 27ª semana do Tempo comum):
Lc 11, 27-28 “Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.”
Leitura: o que o texto diz?
Uma exclamação de bem-aventurança brota do lábio de uma mulher, que exalta o ventre que gerou e os seios que amamentaram Jesus, o Senhor, entretanto, aprofunda o conceito do que é ser bem-aventurado: mais felizes são aqueles que escutam a Palavra de Deus e a guardam.
Meditação: o que o texto me diz?
Se ponha na pele daquela que fez a exclamação. Você, muito encantada com tudo o que este homem faz, louva aquela que proveu a sua vida; no entanto isso não basta para Jesus, ele se volta para você e lhe dá uma informação mais profunda e cheia de significado: não apenas gerar e amamentar, dar à luz e prover, importam e são bem-aventuranças, mas ouvir a Palavra e guardá-la tornam a pessoa que assim o faz incomparavelmente mais bendita. Escutando esse dito da boca do próprio Cristo, busque perceber o centro da mensagem que Ele quer lhe transmitir.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peçamos a graça de aprofundar nosso entendimento sobre o que é ser bem-aventurado, peçamos também que, mediante essa graça, possamos ter a oportunidade de ter uma vida atenta à Palavra de Deus, que ouça e guarde tudo o que ela disser. Ouvir para aprender e guardar no sentido de viver o que ela nos pede diariamente.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Permita que tudo o que foi lido e rezado faça morada em seu coração, deixe ressoar dentro em seu interior essa Palavra de Deus que busca incansavelmente se comunicar conosco. Se achar oportuno, leia mais uma vez o Evangelho e escute mais atentamente a mensagem que o Senhor quer lhe transmitir através dessa sua palavra.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Como olhamos para a nossa vida? O que entendemos como valioso ao nosso redor? O evangelho de hoje nos convida a aprofundarmos e lapidarmos nossa percepção sobre aquilo que é mais importante, ele nos instiga a irmos além das aparências e buscarmos o que é mais crucial e precioso para a nossa vida.
Ir. Luis Henrique Albuquerque Moreira, INJ. Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém e graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).