Pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!
28 de dezembro de 2020Ana começou a louvar a Deus e a falar do menino!
30 de dezembro de 202029/12/2020 – Evangelho – Lc 2,22-35
Leitura: O que o Texto diz?
Leia o texto do evangelho de hoje e destaque duas frases que mais lhe chamou a atenção. Simeão toma Jesus em seus braços e abençoa a Deus. Ele faz o gesto sacerdotal, uma leiga guiada pelo Espírito Santo começa a bendizer a criança e a Deus: uma liturgia autêntica, possível para todos e em todos os tempos. Um ancião cheio de esperança, revela espiritualidade: a bênção não é um encargo da elite, mas uma exuberância de alegria que todos podem oferecer a Deus. O pai e a mãe de Jesus ficam assustados diante do presenciam.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Toda a família de Jesus nesta cena do evangelho está envolta em um véu de luz para o louvor e a profecia daquele casal de anciãos leigos, formando uma ampla família, profética e sacerdotal ao mesmo tempo: bênção e profecia não são propriedade exclusiva de oficiais religiosos, é dom de Deus e é oferecido no pátio aberto a todos. O Espírito havia revelado a Simeão que não morreria sem antes ver o Messias. Palavras que são para mim e para você: não morreremos sem ter visto a inciativa de Deus, a iniciativa da luz já está presente em todos os lugares, num recém-nascido, numa semente lançada na terra, na levedura do fermento na massa!
Oração: O que o texto me leva a falar com Deus?
O evangelho de hoje mostra-nos o encontro desta pequena família com Simeão, ajudando-nos a perceber que o sagrado se manifesta na grande família dos que esperam em Deus. Peça a Deus a graça de reconhecê-lo como fez Simeão. Ele que vem sempre ao nosso encontro. O centro deste acontecimento narrado por Lucas é Jesus. Ele é aquele que aproxima as gerações. Jesus é a fonte daquele amor que une as famílias e as pessoas, vencendo cada divisão, cada isolamento, cada distanciamento. Peça a Deus a capacidade de ser sinal de amor e salvação na vida das pessoas, sobretudo na família.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Feche os olhos e imagine essa cena do evangelho narrado por Lucas. Imagine que também você está nesta cena. Qual sua reação diante do que vê? Você também reconhece esta criança como o salvador esperado? O que você sente diante desta cena?
Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia?
Que possamos todos vivenciar esta experiência sagrada de viver o Natal, se não na companhia de todos aqueles que gostaríamos de ter ao nosso lado, pelo menos com os nossos entes queridos, com aqueles que moram conosco. Numa refeição preparada com amor, compartilhada na alegria, que possa significar: “Eu me sinto bem com vocês”; “Vocês são importantes para mim”.
Lucimara Trevizan – Comissão para Animação bíblico-catequética do Regional Leste 2