
“Prestai atenção à maneira como vós ouvis!”
22 de setembro de 2025
23 de setembro, 3ª feira, Memória de São Pio de Pietrelcina
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 8,19-21
Leitura: O que o texto diz?
Nosso discipulado não é determinado por termos nascido em uma família religiosa ou apenas por sermos batizados, mas por nosso compromisso total com o Evangelho e um seguimento incondicional de Jesus. Só então podemos realmente dizer que somos seu irmão ou irmã.
Meditação: O que o texto me diz?
Jesus não desconsidera seus familiares, mas, por causa de seu compromisso com o Reino de Deus, ele prefere os novos laços da fé. É mais importante ouvir e colocar em prática a Palavra de Deus do que se apegar a convenções sociais. Ouvir e Praticar a Palavra é o requisito para nos tornar parte da nova família de Deus
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de estar atento à sua Palavra e que ela transforme sua vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você tem apenas ouvido a Palavra de Deus ou buscado praticá-la? Você se sente parte da nova família de Jesus? Que te impede de seguir Jesus mais de perto?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Jesus diz: “Minha mãe e meus irmãos são estes: os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. Seus irmãos e irmãs são aqueles que vivem o amor, a bondade, a generosidade… ou seja, aqueles que vivem a Palavra e assim renascem para a vida a cada dia.