
Bem-aventurados
1 de fevereiro de 2026
02 de fevereiro, 2ª feira, Festa da Apresentação do Senhor.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 2,22-32
Leitura: O que o texto diz?
O evangelho de hoje nos convida a recordar o mistério da encarnação, celebrando com alegria a festa da Apresentação do Senhor. Fiéis no cumprimento da lei, Maria e José levam Jesus ao templo para apresentá-lo ao Senhor. A vida é dom e como tal deve ser vivida. Na simplicidade é oferecido a Deus a beleza de reconhecer a pertença a Ele, encantador é também que são os simples que o reconhecem.
Meditação: O que o texto me diz?
Maria e José oferecem a Deus seu dom mais precioso, Jesus, o filho amado que será a “luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel”. Simeão, cheio de alegria do Espírito reconhece o Menino e louva a Deus por acolher em seus braços aquele que veio trazer a salvação. Não foram os doutores da lei ou sacerdotes que reconheceram Jesus, mas Simeão, o simples ancião que justo e piedoso, também fiel e atento, que não deixa passar despercebida a presença salvadora de Deus. Assim como Simeão, não se pode deixar passar despercebida a presença de Deus no cotidiano. Ele se faz presente por meio de vários sinais, pelas pessoas, nos acontecimentos…
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor a graça de estar sempre atento à sua presença, se deixar mover pelo Espírito de amor que faz de você, presença de Deus na vida das pessoas.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
O que o testemunho de Simeão provoca em você? Percebe os sinais da presença de Deus em sua vida? É sinal da presença de Deus para os outros? É capaz de ser movido pela simplicidade, alegria e esperança na vida?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Pedir a graça de nos deixar mover pelo Espírito e como Jesus ser luz, que ajude a estar sempre a serviço do outro.


