“Começou a enviá-los”.
1 de fevereiro de 2024“Eram como ovelhas sem pastor”
3 de fevereiro de 2024Sexta-Feira, 02 de Fevereiro de 2024.
Apresentação do Senhor – “Meus olhos viram a tua salvação”.
Evangelho de Lc 2,22-40 –
Fazer a leitura do texto e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
Maria e José eram religiosos e tementes a Deus. No tempo previsto, eles foram ao Templo para apresentar o Menino Jesus, como mandava a Lei. Quando estavam lá, encontraram-se com Simeão e Ana, já idosos, que agradeceram a Deus pelo nascimento daquela criança. O Menino-Deus é reconhecido como Salvador da humanidade, “luz para as nações e glória de Israel.”
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida.
Reconhecer Jesus como Salvador do gênero humano e luz para os povos significa deixar que Ele mostre para onde devemos ir. O Nazareno ilumina-nos com sua Palavra, seus gestos. Devemos testemunhá-lo onde estivermos.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Rezemos: Senhor, fazei que, seguindo o caminho da virtude, possamos chegar à luz que não se apaga, Jesus Cristo, que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Simeão agradeceu a Deus por poder contemplar a salvação trazida por Jesus. Ao longo do dia, trago ao coração as pessoas que ao longo da minha vida foram presença iluminadora – cultivo o sentimento de gratidão, reconhecendo que Deus vem em nosso encontro de muitas maneiras.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Procure praticar uma boa ação neste dia, lembrando que meu agir é sinal de presença de Deus na vida dos outros.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.