“E começou a pregar tudo o que Jesus tinha feito por ele”
1 de fevereiro de 2021“Um profeta não é estimado em sua pátria”
3 de fevereiro de 202102/02/21 (terça da 4ª do Tempo Comum): Lc 2,22-40 – “Meus olhos viram a tua salvação”
- Leitura: O que o texto diz?
Inicie sua oração pedindo ao Senhor que o conduza nesta leitura. Com muita atenção leia Lc 2,22-40. Estamos celebrando hoje a apresentação de Jesus no templo. Passaram-se 40 dias do nascimento do Salvador e como prescreve o costume, deve ser consagrado a Deus. Ele “é a causa de queda e reerguimento de Israel”. Luz que ilumina o mundo e impulsiona seus discípulos a refletirem essa luz que dissipa as trevas da escuridão. Esteja junto à família de Nazaré e experimente cada detalhe da cena. Que gestos te chamam à atenção? O que Simeão está dizendo e como essas palavras impactam o casal e você que está junto deles?
- Meditação: O que o texto me diz?
Retome o texto e observe o que os gestos de José e Maria e as palavras de Simeão inquietam seu coração. O que é ser “Luz para iluminar as nações e glória para Israel”? E a espada que traspassará a alma de Maria? Entre sofrimento e o próprio poder da Palavra de Deus que é mais cortante e penetrante como espada de dois gumes (Hb 4,12), permita que também sua alma seja traspassada por essa espada. Como consagrado(a) ao Senhor pelo batismo, o que precisa ser renovado em você?
- Oração: O que o texto me faz dizer?
A apresentação do Senhor consiste em sua purificação e consagração a Deus como prescreve a Lei de Moisés. Na cidade santa, Jerusalém, no templo, lugar do encontro com Deus, são oferecidos dois pombinhos, a oferta de gente simples. Do que você precisa ser purificado? O que você deve ofertar a Deus: sua missão? sua família? seu ministério? seu trabalho? seus dons? Apresente cada um ao Senhor e peça a graça da renovação do chamado que Ele fez e continua fazendo em sua vida. Peça-o que reacenda a Sua luz em você.
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
A Palavra tem o poder de transformar e abrir nossos olhos para a verdade. Contemple aquilo que o Senhor inquietou e transformou em você. Silencie e deixe que a luz do Senhor seja revigorada. Permita a ação divina iluminar seu coração.
- Ação: O que o texto me faz agir?
O mundo é marcado pela turbulência e pelas agitações dos nossos inúmeros compromissos e afazeres. Porém, eles não podem substituir a atenção que devemos dar a Deus e também aos nossos irmãos e irmãs. Celebrando o dia da Vida Consagrada, após a renovação de sua consagração ao Senhor na vocação que ele te chamou, lembre das pessoas que você deve doar um pouco de tempo para escuta e partilha de seus dons. Converse por alguns minutos com alguém que há tempos você não fala e perceba que a vida não é feita só de trabalhos e produção, mas atenção a Deus e às pessoas. Seja luz para as nações!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ
*Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Vigário da Paróquia São José – Vespasiano-MG, Brasil. Mestre em teologia sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).