
“Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina”
1 de abril de 2025
“…como crereis nas minhas palavras?”
3 de abril de 2025
02 de abril, 4ª feira, 4ª Semana da Quaresma
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de João 5,17-30
Leitura: o que o texto diz?
Com o Senhor, estamos no deserto da vida. Neste tempo marcado pela conversão, temos a oportunidade de nos sensibilizar com os apelos de Deus para nós, motivados pela escuta da Sua Palavra. O evangelho nos marca com uma frase de Jesus “Meu Pai trabalha sempre, portanto eu também trabalho”.
Meditação: o que o texto me diz?
O evangelho não indica um ativismo da parte de Jesus. Denota uma relação íntima e filial com o Pai e uma atenção cuidadosa de quem acompanha os processos que vivemos e se faz presente, cuidando da vida. Muitas vezes presenciamos Jesus em momentos de pausa, sobre antes de grandes decisões. Também nós precisamos estar implicados na tarefa de construção do Reino, mas despertados por uma Bondade maior. É pelo amor que nos identificamos com Jesus e é também por amor que recebemos a vida e a comunicamos, expandindo o poder criador de Deus, por meio do seu Filho.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça que o Senhor aumente tua coragem. Que a Palavra de Deus te inspire a trabalhar com Jesus na promoção do bem e te prepares para receber a vida na ressureição do último dia.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Imagine-se na cena do evangelho. Deixe-se questionar: Você percebe a bondade de Deus na sua vida? Você sente que o Senhor quer realizar na sua vida e com você um plano de amor?
Ação: o que o texto me leva a fazer?
“Meu Pai trabalha sempre, portanto eu também trabalho”. Com estas palavras reconhecemos o testemunho corajoso de Jesus que não se deixa intimidar pelos inimigos e opositores do bem que realizava no meio das pessoas. Também nós somos chamados a não nos deixar levar pelo medo, mas fortalecer nossa vida e testemunho no Senhor.
Equipe do Lectionautas