“Espírito Impuro, sai desse homem”.
29 de janeiro de 2024“Um profeta só não é estimado em sua pátria”.
31 de janeiro de 2024Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024.
4ª semana do Tempo Comum
Mc 5,21-43 –
Fazer a leitura do texto do evangelho e escolher uma das frases que mais chamou atenção.
1) Leitura: O que o texto diz?
A missão libertadora de Jesus acontece junto dos marginalizados. A narrativa de sua vida pública mostra sua ação e seus milagres na Galileia, à margem do poder político, administrativo e religioso daquela época. Uma mulher “tocada” pelas palavras de Jesus percebe que Ele é o único que pode restituir-lhe a vida digna, por isso toca na veste de Jesus. Ela fica curada. A filha de Jairo escuta a voz dele e volta à vida. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!
2) Meditação: O que o texto me diz?
Que palavra ou frase me interpela? Atualize a Palavra ligando-a com a vida. Precisamos ouvir a Jesus e deixar que suas palavras nos conduzam nos caminhos da vida. Deixar-se tocar pelo exemplo e palavra de Deus é fundamental para o cristão.
3) Oração: O que o texto me faz dizer?
Deus, Pai de Bondade, abençoe minha vida, ilumine minhas escolhas. Que eu sempre siga o seu Filho Jesus, guiado por suas palavras e exemplos. Amém.
4) Contemplação: O que o texto faz em mim?
Que experiência levo dessa Palavra para a minha vida? A Palavra de Deus é capaz de tirar-nos da marginalidade, além de devolver-nos a vida da graça, que o pecado rouba de nós. Deixemo-nos guiar pelo Cristo-Salvador.
5) Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Procuro ao longo deste dia perceber a bondade e a graça de Deus presente em minha existência.
Pe. Lúcio Flávio Galvão Camargos é presbítero e Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Divinópolis/MG; membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste II da CNBB.