O que vale mais?
28 de agosto de 2023Vós sois como sepulcro caiados…
30 de agosto de 202329 de Agosto de 2023, 3ª Feira. Memória do Martírio de São João Batista.
Em um lugar silencioso, respiremos, sintamos em nossos corpos o pulsar da vida e façamos uma prece ao Espírito Santo, para que nos conduza em nossa Leitura Orante com o texto de Marcos 6,17-29.
Leitura: o que o texto diz?
João Batista denunciou o adultério de Herodes Antipas com a mulher de seu irmão Filipe. Assim, Herodes o aprisionou. Herodíades queria se vingar por essa denúncia e pede a cabeça de João Batista. Deste modo, João foi martirizado, mas não se calou como profeta. Sua voz continuou a ecoar nas vozes de outros profetas, que vieram posteriormente, até nossos dias. Mostrou, assim, que o profeta não deve temer e ele não temeu nem tremeu diante das ameaças. Que o martírio de João Batista e de todos os mártires de ontem e de hoje nos encoraje para as lutas contra as injustiças, contra os Herodes e Herodíades de nossos tempos, que continuam a festejar as mortes dos profetas, mas que não sairão vitoriosos.
Meditação: o que o texto me diz?
Profeta é aquele que não tem medo de dizer a verdade, que denuncia as injustiças, as coisas erradas, e anuncia as esperanças. Muitos profetas são perseguidos e mortos por causa de sua ousadia em denunciar. Foi o que ocorreu com João Batista. Ele ousou denunciar os poderosos, coisa que poucos têm coragem de fazer. Sua missão, era preparar os caminhos do Senhor, e ele fez isso pregando um batismo de conversão. Como todo bom profeta, a sua vida foi de anúncio e denúncia. Anunciou a chegada do Messias e, consequentemente, denunciou muitas injustiças , atitudes e comportamentos contrários à vontade de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê forças pra assumir uma das dimensões do batismo, qual seja o profetismo. Peça também ao Senhor a graça de ser fiel aos seus ensinamentos, anunciando a ética evangélica e denunciando tudo aquilo que está na contramão do seu projeto de amor e fidelidade.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple a cena do evangelho e veja que a denúncia de João Batista custa-lhe a vida. Seja fiel ao seu Senhor numa postura de atenção e vivência de sua vontade libertadora.
Ação: o que o texto – e este encontro – me solicita a agir?
Qual lição você tirou deste evangelho? Você tem um espírito vingativo? Sua vida está envolvida na dimensão profética, anunciando o reino e denunciando tudo aquilo que o nega? Faça revisão de sua missão profética neste momento de sua vida.
Equipe do Lectionautas