Dá-me fé viva e coragem de deixar-me integrar!
4 de julho de 2018A leveza da misericórdia (Mt 9, 9-13)
6 de julho de 2018Leitura: Mateus 9,1-8
Jesus entrou num barco, voltou para o lado oeste do lago e chegou à sua cidade. Então algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
— Coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados.
Aí alguns mestres da Lei começaram a pensar:
— Este homem está blasfemando contra Deus.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
— Por que é que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
— Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
O homem se levantou e foi para casa. Quando o povo viu isso, ficou com medo e louvou a Deus por dar esse poder a seres humanos.
Oração
Paralítico é aquele que não tem forças para qualquer movimento. Quando a Palavra de Deus nos fala sobre o encontro de um paralítico com Jesus, podemos pensar não somente em uma cena de alguém com paralisia física, corporal, dependente da boa vontade de pessoas capazes de carregá-lo, pessoas essas que carregam também a esperança de vê-lo recuperado, capaz de se levantar e caminhar. Mais que isso, podemos extrapolar para uma situação de paralisia espiritual, quando o homem já não tem qualquer força para caminhar em direção a Deus, mas conta com o esforço de pessoas diversas que querem aproximá-lo de Jesus, e por causa disso são capazes de suportá-lo com a própria fé, grandiosa o bastante para atrair a atenção do Cristo.
Tantas vezes somos esses paralíticos espirituais, incapazes de nos movimentarmos em direção a Deus. Não temos força, coragem, determinação ou perseverança para caminharmos ao encontro de Jesus. Mas felizmente contamos com pessoas que nos dão direção e nos levam até Ele, de forma que é a fé dessas pessoas que nos recupera e nos revigora. A fé dessas boas pessoas nos reconcilia com Cristo, porque dá oportunidade de termos seu perdão. Tantas vezes a nossa vida é salva por pessoas que nos querem bem. Tantas vezes a única força que temos é o amor dessas pessoas.
A Palavra de hoje nos vale para pensarmos nessas pessoas que muito nos fizeram, dando-nos chance de salvação. E a Palavra de hoje nos convida a também sermos essas pessoas, com fé suficiente para suportarmos as outras, perdidas na confusão do mundo, e com fé bastante para atrair a atenção de Jesus, que está sempre disposto a resgatar os seus.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG