Mateus 7,21.24-27
5 de dezembro de 2013Mateus 9,35 – 10,1.6-8
7 de dezembro de 2013Naquele tempo, partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: ‘Tem piedade de nós, filho de Davi!’ Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: ‘Vós acreditais que eu posso fazer isso?’ Eles responderam: ‘Sim, Senhor.’ Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: ‘Faça-se conforme a vossa fé.’ E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: ‘Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo.’ Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.
Para refletir…
Na oração de hoje, fiquemos com os dizeres dos personagens…
‘Tem piedade de nós, filho de Davi!’ Quando rezamos, estamos convictos de que falamos a Deus? Estamos certos de que Jesus é o Filho do Pai? Ainda: estamos conscientes do tipo de misericórdia que reclamamos? Qual é a cegueira que nos impele a gritar? Talvez seja a impossibilidade ver o amor de Deus e de revelá-lo, assim, ao meu irmão.
‘Vós acreditais que eu posso fazer isso?’ Nosso grito é fruto do desespero? Nosso grito é falta do que mais fazer? Ou, ao contrário, nosso grito é de esperança? Acreditamos que Deus pode responder a esse grito? Acreditamos que Deus pode fazer o quê? Talvez creiamos que Deus possa fazer nada; talvez, que Ele possa fazer um pouco; talvez, muito; talvez, tudo quanto queira.
‘Faça-se conforme a vossa fé.’ No Gênesis, a cada “Faça-se” de Deus, o universo era criado. Em Maria, a nova criação, que vem por Jesus, também começa com o “Faça-se” – o “Faça-se” de Maria, que disse ao Pai que se fizesse segundo a vontade d’Ele. Jesus disse aos cegos que se fizesse conforme a fé que tinham. Que nós, através da oração, sejamos cada vez mais responsáveis pela nossa fé e a dos outros. Que tenhamos consciência de que aquilo em que acreditamos faz diferença, pois o Pai, pelo Filho, tornou-nos partícipes do segundo momento da criação. Que seja feito conforme nossa fé e que nossa fé seja conforme a vontade de Deus, como quis Maria.
João Gustavo – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte-MG