“Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo!”
4 de dezembro de 2018Luz para nossa cegueira (Mt 9,27-31)
7 de dezembro de 2018Leitura: Mateus 7,21.24-27
— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.
— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.
— Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.
Oração
Quando experimentamos a Palavra de Deus, reconhecemos que Jesus é Filho de Deus e Redentor da humanidade. Pela experiência da Palavra, escutamos a voz de Jesus e nosso espírito quer respondê-lo: Senhor, Senhor, eu estou aqui, te ouvindo. O bom Deus nos dá a graça de experimentarmos a Palavra tal como Tomé tocando no corpo do Cristo Ressuscitado, porque a Palavra nos abre os olhos para enxergarmos Jesus diante de nós. O contato com a Palavra incendeia nossa fé, e aí compreendemos e reconhecemos quem é Jesus: Meu Senhor e meu Deus!
Mas Jesus hoje quer nos dizer que essa experiência de fé por si só não basta. Reconhecer Jesus como Nosso Senhor jamais será suficiente. É preciso fazer da fé um movimento, de forma que vivamos de acordo com aquilo que ouvimos Dele. E viver de acordo com a Palavra é o maior desafio do seguimento cristão, porque significa firmeza no propósito de imitar Jesus, na glória e na cruz. Significa disposição para abandonar tudo o que nos afasta do Reino, a fim de mirarmos um tesouro do céu, que frequentemente nos é muito caro e distante. Significa sabedoria para compreendermos o que de fato Jesus quis nos mostrar, quando frequentemente os “cristãos” de nosso tempo se vestem de santos, mas quase nada têm de Jesus.
Reflitamos então: em nosso dia a dia, como podemos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus? Essa pergunta precisa ser o norte de nossas vidas. É essa pergunta que sedimenta a rocha sobre a qual construiremos nossa casa. Se a nossa vida se tornou resposta para essa pergunta, então pode vir qualquer tempestade, porque teremos abrigo para nós e para os outros.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei