Mateus 15, 29-37
4 de dezembro de 2013Mateus 9, 27-31
6 de dezembro de 2013Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!’
Para refletir…
Às vezes somos tentados a imaginar que a fidelidade a Deus tem seus efeitos de imediato percebidos. Assim, facilmente julgamos erroneamente: temos por maus os bons e, por bons, os maus.
Em Mateus 5, 45, Jesus afirma que o Pai “faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Aí nossa impossibilidade de julgar, pelas aparências, quem está no caminho do Amor. No evangelho, tanto o homem prudente quanto o imprudente constroem sua casa; a diferença está apenas no desfecho.
As maiores ou menores dificuldades na vida de cada um não são amostra do amor ou da ira de Deus. A chuva vem para todos os homens, e o sol também. O amor de Deus está a todos disponível, pois Ele ama sem restrições. A diferença está em sermos homens e mulheres prudentes ou imprudentes; em sermos aqueles que não ouvem ou ouvem, praticantes ou não praticantes da Palavra.
Que a oração de hoje nos ajude a não julgar. Que ela nos ajude a não nos culparmos pelas dificuldades da vida, desacreditando no amor de Deus quando elas vêm. Que a oração não permita nosso engano: nem todo sucesso é prova da aprovação do Pai. Ao final, que ela nos guie para a construção de uma vida firme, que permanece quando tudo mais passa.
João Gustavo – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte-MG