Deus sempre surpreende (Mt 13, 44-46)
2 de agosto de 2017No meio dos mais próximos (Mt 13,54-58)
4 de agosto de 2017Leitura: Mateus 13,47-53
— O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero.
Então Jesus perguntou aos discípulos:
— Vocês entenderam essas coisas?
— Sim! — responderam eles.
Jesus disse:
— Pois isso quer dizer que todo mestre da Lei que se torna discípulo no Reino do Céu é como um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.
Quando Jesus acabou de contar essas parábolas, saiu dali.
Oração
Conhecemos aquilo que Jesus veio revelar e decidimos caminhar rumo ao Reino de Deus orientados pelo Verbo de Deus. Contudo, se nessa trajetória formos os peixes que não prestam, seremos desprezados no juízo. No texto de hoje temos uma visão assustadora daquilo que pode nos vir se não nos ajustarmos como verdadeiros filhos de Deus. Hoje Jesus quer chamar a nossa atenção para a necessidade de nos convertermos, numa urgência de nos transformarmos em pessoas boas, orientadas por tudo aquilo que Ele ensinou.
Pensemos em tudo o que tem nos impedido de vivermos como pessoas boas. Precisamos estar claros com o mau que anda nos estragando, e que nos deixa distantes da graça do Reino. Depois de reconhecê-lo, façamos um gesto penitencial, mostrando a Deus a nossa vergonha e o nosso arrependimento por sermos tão pecadores. Então, peçamos a Deus, por seu amor e misericórdia, que nos faça renascer na sua graça e que Jesus seja o nosso pastor rumo à vida eterna, pois queremos que a vontade de Deus prevaleça em nossa vida.
A oração de hoje nos seja oportunidade para revisarmos tudo aquilo que tem nos afastado da graça do Reino. Estejamos dispostos a enfrentarmos tudo aquilo que nos estraga. E peçamos ao bom Deus que nos dê sabedoria para decidirmos pelo bem em todas as situações da nossa vida.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei de BH/MG