“E quem é o meu próximo?”
4 de outubro de 2021Senhor, ensina-nos a rezar
6 de outubro de 202105/10/2021 (Terça da 27ª semana do Tempo comum):
Lc 10, 38-42 “Marta recebeu-o em sua casa, Maria escolheu a melhor parte”
Leitura: o que o texto diz?
Jesus faz uma visita e a anfitriã se empenha em bem servi-lo, sua irmã, porém, fica sentada aos pés do mestre ouvindo-o. Serviço e escuta, preocupação e quietude perpassam o texto. Marta está preocupada com muitas coisas, porém só uma importa, já Maria escolheu a melhor parte e o Senhor garante que está não lhe será tirada.
Meditação: o que o texto me diz?
Com o que Marta tanto se preocupava? O que é de fato a “coisa necessária” ao receber Jesus em casa? Qual é a melhor parte? Ponha-se junto a Marta e Maria, adentre em sua casa e observe cada personagem. Uma muito preocupada e atarefada, busca ter tudo nos conformes para receber Jesus, a outra só se preocupa em estar aos pés do Mestre, o Senhor, sereno, inunda e preenche o centro de toda a passagem.
Oração: o que o texto me faz dizer?
A vida cotidiana é cheia de correrias e muitas coisas, que tantas e tantas vezes nos fazem esquecer o principal, nos fazendo perder o rumo e nos distanciando daquele que deve ser o centro de nossa vida. Rogue ao Senhor Jesus que lhe ensine a nunca esquecer o que de fato importa, peça a Jesus uma vida sempre voltada para a escuta atenta de suas palavras, que mesmo em meio à falta de tempo e corre-corre da rotina esteja empenhada em escolher a melhor parte. Permita que os questionamentos que o texto gerou em seu coração se transformem em súplica ao bom Mestre, que nunca permitirá que nossa intimidade com Ele nos seja retirada.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Sentados junto à Maria, aos pés do Mestre, ruminemos todo o acontecimento na casa de Marta. Deixemos que as palavras de Jesus adentrem no mais profundo do nosso interior e sejam luz em nosso coração, nos permitamos ser tocados por toda a simples profundidade dessa cena, que mesmo tão pequena e rápida está repleta do real sentido que deve ter a vida cristã.
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Uma vida voltada para o ativismo, ainda que dentro mesmo da Igreja, pode nos descentrar daquilo que realmente importa. Como Marta, muitas vezes estamos preocupados com muitas coisas e nos esquecemos de voltar o nosso coração ao principal: ter uma vida de intimidade com Jesus. O cristão sempre deve saber discernir o que realizar e como o deve fazer, sempre buscando ter no centro a pessoa de Jesus, se possível deve buscar uma vida onde seu coração não esteja muito atarefado, mas sempre aos pés do Mestre, com o ouvido atento e a alma sedenta pelas palavras do Senhor.
Ir. Luis Henrique Albuquerque Moreira, INJ.
Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém e graduando em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).