Alegra-te favorecida, o Senhor está contigo! – Lc 1, 26-38
7 de outubro de 2013Senhor, ensina-nos a rezar – Lc 11, 1-4
9 de outubro de 2013Naquele tempo: Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!’ O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.’
Procuro calar minhas vozes interiores para ouvir o que Jesus tem a me dizer. Leio a passagem várias vezes, deixando que ressoe em mim o trecho mais marcante. “Maria sentou-se aos pés do Senhor”. Experimento que é por aí que Deus me chama. Entendo que o Senhor me convida a sentar-me aos seus pés, a ouvir o que Ele tem a me dizer, a deixar que Ele dê o tom da conversa, que Ele defina o assunto.
Muitas vezes recebo o Senhor na minha casa já com a “pauta” preparada. Já defino previamente os assuntos que me interessam tratar, e deixo pouco espaço para que Deus vá abrindo e fechando portas. Trato Deus como um grande despachante, que está para resolver meus problemas. Não desfruto da companhia do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Replico na espiritualidade as correrias da vida.
É a oração feita aos pés do Senhor, acolhendo o que Ele tem a me dizer, que me levanta por dentro. É essa oração que me faz entender o que é realmente necessário. E somente esse tipo de oração, que se deixa guiar por Deus até o mais profundo, é capaz de me dar o dom de escolher a melhor parte. Escolher a melhor da parte da vida, para que não me seja tirada. Nada pode me separar do melhor se a escolha é feita por dentro, por inteiro.
Peçamos ao Senhor o equilíbrio entre Martas e Marias que levamos dentro. Que saibamos abrir as portas para receber o Senhor em casa, como fez Marta, e que saibamos parar e ouvir o Senhor com o coração, como fez Maria.
Pollyanna Vieira – Família Missionária Verbum Dei