Jesus é o salvador do mundo
14 de setembro de 2021A mulher pecadora
16 de setembro de 2021QUARTA- FEIRA (15/09/2021) SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Jo 19, 25-27 – MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA MÃE
- Leitura: o que o texto diz?
Neste Evangelho, Jesus nos atenta para a cena da cruz. Quem estava ali? Maria, sua mãe. Desde o SIM da anunciação, acompanhava Seu Filho e acompanhava sua missão entre os homens. Outras duas mulheres, Maria de Cleófas e Maria Madalena. O Discípulo amado também estava ali e recebe de Jesus a palavra de que Maria é mãe da Igreja. Entre a dor da entrega do Filho na cruz, recebe a confirmação de cuidar de todos seus outros filhos.
- Meditação: O que o texto me diz?
As Escrituras foram dadas a Israel para ensinar o caminho da justiça e do caminho de Deus. A direção deste caminho foi sempre o coração do próprio homem, para guiar e salvar das dificuldades. Uma vez que Israel se desvia novamente ou esquece desse caminho, o Filho do Homem vem para salvar o povo de Israel e todos aqueles que acreditam em Jesus. Uma MULHER simples de Nazaré se torna perfeita discípula, e crente de tudo que Israel esperava e que Deus agora fazia pelo seu povo. Maria é a representação da fé de um povo que ainda fiel quer fazer aliança com Deus. Representa todos que se abrem a novidade do Evangelho.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Toma Senhor a minha vida e meus dons! Pedimos a Sabedoria Divina para responder, aqui, ao Dom da Salvação. Permanecer em cada momento da vida em comunhão com Deus e seu projeto. Que eu possa viver e ensinar seus mandamentos e ser considerado digno de assumir a sua vida e missão no mundo. Colaborar, pela fé, na transformação do mundo, permanecendo fiel até o fim.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
O texto me faz direcionar a minha vida para a contemplação do caminho da Salvação. Deus chama um povo e os envia em missão. Discípulos-missionários formam o novo povo de Deus. Eu sou parte desse Povo e, transmissão da Verdade que é Jesus Cristo, faz parte da minha vida.
- Ação: o que posso fazer do texto?
Fazer um pequeno gesto de compaixão ao longo do dia e meditar um versículo bíblico, diante de vários acontecimentos da minha vida. Fazer a Palavra ressoar dentro de si e ajudar alguém. Como Maria fez na visitação do anjo. Não se deteve a ficar ali parada, mas fez visitar sua prima Isabel e colaborar com ela.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa – padre da Diocese de Luz-MG, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Leste 2