Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.
31 de dezembro de 2023A voz que anuncia o Messias…
2 de janeiro de 20241º de janeiro, 2ª feira, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Procure sentar-se num local confortável, faça silêncio. Respire profundamente várias vezes.
Peça ao Espírito Santo que te conduza pelos caminhos da Palavra de Deus.
Em seguida Leia Lc 2,16-21
Leitura: o que o texto diz?
Nesse trecho do evangelho São Lucas relata a admiração e alegria dos Pastores ao verem o que aconteceu em Belém. Eles contemplaram Maria, Mãe de Deus, José e o Deus menino numa estrebaria. Então não tiveram dúvidas, saíram narrando as maravilhas que testemunharam. Louvaram e glorificaram a Deus por tudo! Maria em sua simplicidade e humildade guardava tudo no seu coração.
Meditação: o que o texto me diz?
No dia primeiro de janeiro a Igreja celebra a Maternidade divina de Maria. Hoje Deus quer que olhemos para a Mãe de Deus. A Mulher do Sim! A Mulher que não hesitou em responder “Eis aqui tua serva” permitindo assim, que o Plano Salvífico de Deus se concretizasse. Sem a compreensão clara do que estava por vir, guardava silenciosamente no coração todas as experiências. Em sua humildade, sabia que o SEU FILHO teria uma grande missão. Nessa cena do presépio ela também contemplava o DEUS MENINO numa manjedoura, tão frágil! Com certeza, se colocando numa escuta silenciosa, suplicava a Deus, através do Espírito Santo as orientações para cumprir uma sublime missão: SER A MÃE DE DEUS!
Os pastores, também não hesitaram ao receber a notícia desse acontecimento a tanto tempo esperado! Foram. Viram com seus próprios olhos! Compuseram a cena do presépio! Contemplaram, adoraram! Internalizaram essa grande experiência de adorar um Deus que se fez Homem! Sem dúvida, foram impelidos a anunciar “ Ele está no meio de nós!”
Quem faz a experiência do presépio, faz a experiência da Alegria!
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Converse com Deus sobre tua necessidade de se abrir à graça de reconhecer em tua vida os sinais da Palavra que vive no meio de nós.
Olhe para Maria, Mãe de Deus e mãe de todos nós. Ela nos ensina o caminho até seu Filho bem amado. Deseja estar com Ele, viver nele, esperar nele. Ele é quem nos traz a salvação. Maria foi a primeira que acreditou e nela tudo se fez para o bem de todos. Acolhe, como Maria, o teu Salvador.
Com veneração reze Ave Maria…
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Hoje contemplamos Maria, Mãe de Deus como aquela que nos ensina a acolher os acontecimentos da vida de Jesus. Inspiração de silêncio de quem nos deu o autor da vida.
Maria é capaz de nos ensinar a acolher a Palavra que se fez carne. Ela contempla o seu Filho e o apresenta a todos que dela se aproximam. Sinal de uma vida que se deixa transformar a partir de dentro, do lugar da meditação interior. Uma vida inteiramente oferecida.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Maravilhar-se com a presença de Deus. Encontra-lo nos sinais que falam que Ele está no meio de nós. O Senhor é a grande notícia que deve ser acolhida com alegria. Cada um de nós tem a necessidade de se abrir à graça de reconhecer na vida os sinais da Palavra que vive no meio de nós.
Equipe do Lectionautas