“Do lado de Jesus saiu sangue e água”
7 de junho de 2024“Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se”
9 de junho de 20248 de junho, Imaculado Coração da Bem-aventurada Virgem Maria
Lc 2,41-51 – “Maria guardava todas as coisas em seu coração”
Oração inicial, invocando a luz do Espírito Santo.
Abrir o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor.
Abrir bem os ouvidos para escutar o que o Senhor irá falar.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 2,41-51.
O menino Jesus, aos doze anos de idade, já começa a dar os sinais de entendimento de sua missão: ocupar-se com “as coisas do Pai”. Maria e José, ainda sem compreender as atitudes de Jesus, continuam responsáveis em cuidar dele. Jesus, por sua vez, se mantém obediente aos pais e, na companhia deles, vai desenvolvendo o seu crescimento em todos os aspectos: corpo, mente e espírito. “Sua mãe guardava todas as coisas em seu coração.”
(Ler novamente o texto.)
Meditação: O que o texto diz a mim?
– Enquanto medita em seu coração, Maria vai unindo cada vez mais a sua vida à vida e à missão de seu Filho Jesus. – A celebração da memória do Sagrado Coração de Maria foi instituída pelo Papa Pio XII, em maio de 1944, com base nas aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Atendendo ao pedido da Mãe de Jesus, a Igreja convida os fieis a imitar as virtudes do seu coração e a rezar pela paz, a liberdade religiosa e a conversão dos pecadores.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Pedir ao Senhor a graça de imitar a Mãe de Jesus, meditando profundamente a santa Palavra para discernir a vontade de Deus e realizá-la com amor, dando aos irmãos e irmãs um testemunho luminoso de crescimento humano e espiritual.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que vai ficando nos seus olhos e no seu coração como atitudes e compromissos novos. Abrir com simplicidade o seu coração para que Deus possa nele permanecer e, através dele, manifestar o amor aos seus filhos e filhas.
Como Maria, saborear em silêncio a Palavra de Deus, e repetir: “Faça-se em mim segundo a vossa Palavra”.
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Como Maria, guardar a Palavra de Deus e meditá-la no coração; como Jesus, ocupar-se mais das “coisas do Pai”, ou seja, oferecer um testemunho de fé e de virtudes cristãs, que ajudem a edificar o Reino de Deus e a alimentar a esperança de que o mundo encontre o caminho da paz.
Pe. Elizeu Hilário de Souza – é presbítero da diocese de Teófilo Otoni-MG e reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus de sua diocese em Belo Horizonte-MG