A ovelha perdida
7 de dezembro de 2021O menor no Reino dos Céus
9 de dezembro de 2021QUARTA- FEIRA (SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO) (08/12/21)
Lc 1, 26-38 – Maria e a anunciação do Arcanjo Gabriel
- Leitura: o que o texto diz?
Neste Evangelho, nos mostra a cena da visita do Arcanjo Gabriel e o diálogo da anunciação. O anjo anuncia a missão de Maria: SERÁ A MÃE DO SALVADOR. O final do diálogo é o FIAT, ou seja, faça-se em mim segundo a vossa Palavra.
- Meditação: O que o texto me diz?
Maria é a mulher de fé que acolhe a vontade de Deus. Ela pode cantar o Magnificat, porque a sua vida é entrega para vida de todos. Fala do encontro da vida e da fé de Maria. Ela é cristológica, pois vive para Seu Filho, Jesus Cristo. Da concepção à entrega do Senhor na cruz, sua Mãe está unida a Ele.
- Oração: o que o texto me faz dizer?
Toma Senhor a minha vida e meus dons! Pedimos a Sabedoria Divina para responder aqui, neste instante, ao Dom da Salvação. Maria foi exemplo de discípula. Diante do Arcanjo, ela faz uma entrega que ilumina toda a vida dela. Como Maria, devemos permanecer, em cada momento da vida, em comunhão com Jesus e seu projeto.
- Contemplação: o que o texto faz em mim?
Em Maria só há lugar para Deus. Assim deveríamos ser também. Como Deus a escolheu para trazer Jesus ao mundo, a nossa experiência missionária é gerar Cristo dentro de nós. Para que Ele seja conhecido e amado por aqueles que ainda não conhecem. O meu Sim deve ser profundamente de fé.
- Ação: o que posso fazer do texto?
Fazer um pequeno gesto de compaixão ao longo do dia e meditar o angelus, diante de vários acontecimentos da minha vida. Fazer a Palavra ressoar dentro de mim e ajudar alguém. Como Maria fez na visitação do anjo. Não se deteve a ficar ali parada, mas fez visitar sua prima Isabel e colaborar com ela.
Pe. Almerindo da Silveira Barbosa, padre da diocese de Luz-MG, membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2.