Experimento o Deus da Vida? (Marcos 12, 18-27)
7 de junho de 2017O Senhor de Davi (Mc 12,35-37)
9 de junho de 2017Leitura: Marcos 12,28-34
Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou:
— Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei?
Jesus respondeu:
— É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.” E o segundo mais importante é este: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Não existe outro mandamento mais importante do que esses dois.
Então o mestre da Lei disse a Jesus:
— Muito bem, Mestre! O senhor disse a verdade. Ele é o único Deus, e não existe outro além dele. Devemos amar a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa mente e com todas as nossas forças e também devemos amar os outros como amamos a nós mesmos. Pois é melhor obedecer a estes dois mandamentos do que trazer animais para serem queimados no altar e oferecer outros sacrifícios a Deus.
Jesus viu que o mestre da Lei tinha respondido com sabedoria e disse:
— Você não está longe do Reino de Deus.
Depois disso ninguém tinha coragem de fazer mais perguntas a Jesus.
Oração
Jesus não veio ao mundo para nos encher de regras, como se sua missão se reduzisse a escrever um livro de condutas, ditando aquilo que podemos e o que não podemos fazer em cada sutileza da vida. Mais didático e profundo que isso, Ele veio iluminar o caminho ao Reino, dizendo-nos ser preciso guardar dois maiores mandamentos: amar ao único Deus e amar ao próximo como amamos a nós mesmos.
Nosso Deus não se importa com presentes, oferendas e outros mimos. O que Ele quer é que respondamos ao amor infinito que Ele nos possibilita. Precisamos acordar todos os dias com o objetivo de vivermos intensamente o amor a Ele e ao próximo, pois somente assim estaremos em profunda sintonia com Ele. E se refletirmos em cima disso, notamos logo que esses dois mandamentos, apesar de fáceis de serem recordados, são suficientes para nortearem nossa vida, já que eles puxam todas as outras coisas importantes que precisamos guardar: não devemos adorar outros deuses, não devemos nos deixar guiar pelo egoísmo e pelo ódio etc.
Rezemos hoje para que Jesus nos fortaleça no cumprimento desses dois maiores mandamentos. A nossa intimidade com Ele nos permitirá saber o que é importante e o que é menos importante para Deus. Em tudo que fizermos, lembremos daquilo que realmente importa para o nosso bom Deus e deixemos de lado tudo o que pode confundir e atrapalhar a nossa vivência da Palavra. Jesus abençoe o nosso caminho e nos faça cada dia mais parecidos com Ele, nutridos pelo amor infinito que Ele nos oferece todos os dias.
Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei