“Noventa e nove ou uma?”
6 de dezembro de 2022“Alegra-te, cheia de graça!”
8 de dezembro de 20222ª SEMANA DO ADVENTO
Quarta-feira – 07/12/22
Mt 11,28-30 – “Manso e humilde de coração”
- Leitura: O que o texto diz?
Apenas 3 versículos e poucas palavras. Jesus toma a palavra e convida a todos que estavam cansados e fatigados com seus fardos a se aproximarem Dele, que Ele daria o descanso. Convida, ainda, a olharem para o jugo Dele (o de Jesus) e então aprenderiam com Ele o que é a mansidão e humildade de coração e assim encontrariam o descanso. Termina afirmando que olhando o jugo Dele entenderiam que o de cada um é suave e o fardo é leve.
- Meditação: O que o texto me diz?
Que estar cansado e fatigado com as cruzes, com as situações, faz parte da vida de todos, mas que estando junto de Jesus, aí sim será mais fácil seguir no caminho. Ele quer nos ajudar em todos os momentos e quer suavizar nossas dores, nossas angústias, e se olharmos o que Ele passou, o peso da cruz que carregou e os seus sofrimentos, entenderemos como, verdadeiramente, Ele é manso e humilde de coração. O fardo de Jesus, este sim, foi muito pesado. Não existe mágica para superar tudo, mas existe Deus, que nos ensina a seguir sempre em frente, e assim será mais leve tudo o que nos espera pelo caminho.
- Oração: O que o texto me faz dizer?
“Meu Amado Jesus, quanto sofrestes e quanto amastes! Com tamanho peso da cruz e dos sofrimentos, ainda nos convida a aproximar de Ti para aliviar nossas dores e cansaços, que muitas vezes são também muito difíceis, mas nada perto de suas dores e fardos. Nos ensine a aprender Contigo a mansidão e a humildade de coração, que foi atravessado pela espada da humanidade, que não compreendeu o tamanho de seu amor. Que estejamos sempre junto de Ti para assim buscarmos a mansidão e a humildade que tanto precisamos!”
- Contemplação: O que o texto faz em mim?
Nos faz pensar que as vezes lamentamos demais, reclamamos demais e fazemos de menos. Olhamos muito para “nossos problemas”, “nossas dificuldades”, “nossas dores” e olhamos de “menos” para tantos que sofrem, choram e precisam de quem os ajude a carregar seus fardos e cruzes, que são realmente um enorme peso. Ser humilde e manso é reconhecer, também, que podemos ajudar a descansar, aliviar os pesos, suavizar o fardo de tanta gente. E assim entenderemos que estamos bem pertos de Jesus.
- Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Falar menos, lamentar menos, ouvir mais, ajudar mais, servir mais, rezar mais e ver que Jesus é o modelo. Olhar para nossos fardos não nos aproxima de Jesus, mas suavizar o fardo dos outros, isto nos faz experimentar a mansidão e humildade de Jesus. E jamais nos afastemos Dele, pois é Ele quem nos inspira e nos faz ver que sempre podemos mais, quando pensamos no outro e menos em nós mesmos. E Ele vem vindo: “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais!” .
Suzy Aparecida Carvalho Miranda Ferreira – Diocese de Luz-MG