“O CÉU COMEÇA AQUI”
9 de abril de 2024“Linguagem de Deus”
11 de abril de 202410 de abril, 4ª feira, 2ª semana da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 3,16-21
Leitura: O que o texto diz
Com a palavra de hoje aprendemos sobre a grande luz que veio clarear nossas vidas. Ao contrário do Messias tão esperado da punição, o Filho enviado por Deus é Salvador, e não condenador. De certo que, nossas atitudes advindas do coração, sejam elas boas ou más, são de grandes responsabilidades em nossa caminhada. Com efeito, são decisivas nos progressos de vida. Essa luz é uma verdade que esclarece e nos tira da ignorância, uma vez que, não veio para condenar. Portanto, sua razão é nos ensinar a não cometer mais ações que nos levam à escuridão. A luz vem para falarmos mais em amor e menos em pecado, pois, amando-se mais, consequentemente, peca-se menos. Talvez todos nós necessitamos disso: de falar e viver mais o amor, e assim, estaremos vivendo o céu aqui como estrelas radiantes na terra.
Meditação: O que o texto me diz
Aprofundando o texto me pergunto: estou sendo luz em minha casa, em meu trabalho e por todos os lugares por onde ando, ou estou sendo aquela escuridão que se contrapõe à luz? A ideia que tenho de Deus é de condenador e punitivo ou de misericórdia e pedagogo? Necessito discernir melhor todo o meu percurso até aqui e enxergar dentro de mim quem eu realmente sou e minhas ações, se são boas ou más e seguir a luz que é Jesus Cristo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Após ter lido e entendido melhor com a oração, é relevante perceber tudo aquilo que reconhece necessitar de melhorias transformadoras e restauradoras. Receber e acolher Jesus em sua vida é abraçar o esclarecimento, o amor, munido de fraternidade, solidariedade e perdão.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Mergulhar nessa passagem, e sentir a luz de Cristo; Imagino neste momento minha vida sendo transformada pela claridade. Sair da escuridão é voltar-se com muita fé para Jesus Cristo, uma vez que, o indivíduo incrédulo não recebe a ação do Espírito Santo, e, portanto, vive uma vida atormentada e cheia de angústia, sem que nem mesmo ele entenda o que, e por que acontecem certas situações. Que o coração se abra para receber essa luz e sentir a liberdade e a leveza. Sinta-se livre de tudo que causa aflição e acolha a paz e o amor.
Ação: O que esse texto me faz agir
Após acolher a luz de Cristo em sua vida, com o coração cheio de paz e leveza, direcione a sua luz para as pessoas que ainda estão nas trevas da idolatria, da ignorância e até da maldade. Espalhe amor gratuitamente.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.