“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!”
28 de dezembro de 2023“Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações”
30 de dezembro de 202329 de dezembro, 6ª feira, 5º dia na Oitava de Natal
Procure um lugar confortável, faça silêncio.
Peça as luzes do Espírito Santo para que você compreenda a Palavra que Deus hoje te dirige.
Leia Lc 2, 22-35
Leitura: o que o texto diz?
Vivenciando a oitava de natal, a liturgia de hoje nos coloca diante da apresentação de Jesus no Templo, a fim de cumprir da Lei, José e Maria seguem junto com o Menino Jesus até Jerusalém para consagrá-lo ao Senhor. Simeão, um homem já velho, ao ver o Menino enxerga pelos olhos da fé algo que até agora ninguém houvera percebido, naquela pequena criança estava a salvação tão esperada, a luz para iluminar as nações, estava por fim, cumprida a promessa que Simeão tanto esperava, poderia agora morrer em paz. Iluminados pela mesma fé de Simeão, olhe para o texto aqui apresentado e por meio de uma releitura ou outras tantas que forem necessárias, atente-se para os principais elementos que o evangelho de hoje deseja chamar sua atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
O texto de hoje é um convite a renovarmos nossa fé no Menino Jesus, Deus feito homem para salvar a humanidade, luz para as nações e esperança nossa. Nele somos impulsionados a não perdermos a fé e a confiança na Palavra de Deus dirigida a cada um de nós. Como anda a sua fé? Como tem alimentado sua relação de confiança com o Senhor? Deixe que o evangelho te ilumine e revele ao seu coração um desejo profundo, de assim como Simeão, não perder a fé, manter-se firme e confiante nas promessas divinas para a sua vida.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Temos uma forte tendência a pendermos para aquilo que nos é mais fácil. Quando não vemos aquilo que desejamos acontecendo torna-se muito mais favorável desistir e alimentar outras coisas que nos parecem mais vantajosas. Mas, será que vale a pena agir assim quando se trata da nossa relação com Deus? Pense o que seria de cada um de nós se Maria não tivesse dado sim, se José não houvesse se comprometido de coração em ser o Pai adotivo de Jesus, ou o que teria sido de Simeão se logo na juventude tivesse desacreditado que o Messias viria? Quando falamos de nossa relação com Deus, não podemos desconfiar, muito menos estarmos alheios às suas manifestações diárias. Por isso, nesse momento de oração, peça a Jesus que te conceda perseverança, decisão de coração, fé para não duvidar e coragem para prosseguir nos tempos fáceis ou nos tempos difíceis.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Contemple no silêncio do seu coração, a grande prova de amor de Deus por você: Jesus feito homem, luz para suas trevas, caminho e direção segura, conforto e esperança para sua vida.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
A credibilidade da fé é dada por meio de obras, sem isso torna-se morta (cf. Tg 2,17). A família de Nazaré mesmo tendo o próprio Deus feito homem em seus braços, foi fiel a lei ao apresenta-lo no templo, ou seja, demonstraram assim sua fé por meio de um ato concreto e importante para o judaísmo. A Palavra de Deus deseja, hoje também impulsionar seu coração ao agir! Perceba que ações concretas você pode realizar em sua vida a fim de aumentar e fortalecer sua fé.
Kelviane Pontes Vieira -Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.