LECTIO DIVINA – 4º Domingo do Advento – 21 de novembro de 2014
21 de dezembro de 2014Deus é bondoso
23 de dezembro de 2014Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
Para mim, o encontro entre Maria e Isabel é uma das mais belas e poéticas passagens do evangelho. O evangelista, com muita sensibilidade, traduz em poesia a beleza do prematuro encontro de João Batista e Jesus. Os dois, que fariam da palavra seus grandes instrumentos de ofício, ainda não falavam, deixando, neste caso, suas mães assumirem o papel de profetas.
Após a linda saudação de Isabel, Maria compôs este belíssimo hino de louvor a Deus.
O convite para a oração de hoje é deixar que as palavras de Maria penetrem fundo em nós e nos ajudem a seguir seu exemplo.
Maria demonstra imensa gratidão, pois sabe que Deus olhou para ela. Deixemo-nos contaminar pela gratidão de Maria e sejamos, também, gratos a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas. Mesmo que nos encontremos em situações difíceis, procuremos perceber como Deus nos tem auxiliado. Ao olhar para nossa caminhada, com certeza perceberemos a ação de Deus em vários momentos. Tomemos consciência dessa presença ativa e agradeçamos como convém.
Maria reconhece que a humildade é um dom precioso. Quando assumimos esse dom, Deus nos olha com carinho e nos eleva.
Penso que observar e nos deixar tocar pela humildade de Maria ajuda-nos a compreender melhor como incorporar a humildade em nossa vida. Maria sabe e diz o quanto ela é bem-aventurada. Sabe a grandeza da missão que Deus lhe deu, tem consciência de que ela assumiu um papel fundamental na história da salvação, contudo não deixa que toda esta relevância lhe suba à cabeça. Sua primeira atitude, após o anúncio do anjo Gabriel, foi colocar-se a serviço de Isabel que, tendo concebido já na velhice, com certeza precisaria de muita ajuda até o final de sua gravidez. Maria como que antecipa a pregação de Jesus: “Entre vocês não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tornar-se o servidor de vocês; e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tornar-se servo de vocês.” (Mt 20,26-27)
Portanto, aprendamos: a humildade necessita que reconheçamos os dons, os talentos que temos, não para nos exaltarmos, mas para colocarmo-los a serviço do bem comum.
Maria compreende que Deus é misericordioso e que sua misericórdia, que se estende de geração em geração, é tudo de que precisamos. Apesar de nos esforçarmos para viver dignamente os valores do evangelho, não é isso que nos garante alcançar a graça. A graça nos é dada, sempre, pela misericórdia de Deus. O reconhecimento da misericórdia de Deus também nos ajuda a viver a humildade, pois ela é igual para todos, ninguém é mais que ninguém.
Contemplemos a misericórdia de Deus e deixemos que a alegria e a paz, proporcionadas por esse Deus apaixonado, nos penetrem.
Por fim, Maria tem consciência da missão que lhe foi confiada. A segunda parte do magnificat começa pintando o quadro que será vivido por Jesus, que irá dispersar os soberbos de coração, derrubar dos tronos os poderosos e elevar os humildes, encher de bens os famintos e despedir os ricos de mãos vazias.
Nós, também, temos essa missão: cuidar, como Maria, da Palavra de Deus, dando-lhe vida e promovendo a realização de uma sociedade mais justa, humana e fraterna.
Que Maria Santíssima nos auxilie a sermos fiéis à vontade de Deus e a sempre louvá-lo. Amém!
***
João Batista Pereira Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG