
‘Avança para águas mais profundas…’
9 de fevereiro de 2025
Jesus e as leis e costumes…
11 de fevereiro de 2025
10 de fevereiro, 2ª feira, Memória de Santa Escolástica.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Marcos 6,53-56
Leitura: o que o texto diz?
Muitos iam até Jesus em busca de vida nova, de paz, de força e de saúde. Também nós hoje buscamos tudo isso. Todos queremos paz; queremos saúde e queremos uma vida digna. Em Jesus busquemos a vida plena e não nos enganemos com os que fazem falsas promessas.
Meditação: o que o texto me diz?
Para reconhecer Jesus como o enviado do Pai, aquele que dá a vida, é preciso tirar o véu do egoísmo e da ganância que cobre nossos olhos. É preciso saber que sua paz não vem por meio de armas e que o seu Reino só acontece quando há cuidado de uns com os outros. Ao reconhecer Jesus como fonte de saúde, numa preocupação com os mais fracos, as pessoas levavam os doentes até ele. Um claro sinal de cuidado com os mais vulneráveis e de serviço aos mais necessitados.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Peça ao Senhor Deus, o Pai de Jesus, que te fortaleça com o seu Espírito para que você possa reconhecer o Cristo e ir até ele levando conosco consigo os irmãos mais vulneráveis.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Pense um pouco e reflita. Como reconhecer Jesus como o messias, em meio a tantas perversões religiosas? Como não nos deixar enganar pelos falsos messias, que falam em nome de Deus, mas não trazem vida, nem paz, nem amor? Temos cuidado dos mais fracos e pequeninos de forma a promover sua vida? Ou temos deixado que eles sejam explorados até a última gota pelos estelionatários da fé?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
“Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus”, diz o evangelista Marcos que nos convida a ter duas atitudes: a primeira, reconhecer Jesus em meio aos falsos messias; a segunda, encher de coragem para defender a vida dos mais fracos.
Equipe Lectionautas