“…tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar”.
16 de dezembro de 2022“Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de davi”
18 de dezembro de 202217 de dezembro, 3ª Semana do Advento
Evangelho de Mateus 1, 1-17
Leitura: O que o Texto diz?
“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abrão.” O evangelista Mateus narra a origem de Jesus, bem como sua descendência. Desde Abraão passando por Davi até José o esposo de Maria, guardião do menino Deus. Assim, se compreende quatorze gerações de Abrão até Davi, quatorze de Davi até o exilio da Babilônia e mais quatorze da Babilônia até Cristo.
Meditação: O que o texto diz para mim?
Deus tem um projeto, para Ele não há imprevistos, Ele não rompe com a aliança feita com o seu povo. De geração em geração, no decurso do tempo, Ele calmamente conduz a história e tudo concorre para o seu projeto de vida e salvação. Nossa vida, está sempre sobre os cuidados de Deus, é Ele quem conduz a história.
Oração: O que o texto me leva a falar a Deus?
Um dos maiores desafios é saber, pacientemente, aguardar o momento de Deus, a hora certa do realizar de sua vontade. A oração é o lugar do desabafo, é o momento propício para lançar ao coração de Deus nossas preocupações e ansiedades. Peça sempre ao Senhor o dom de perseverar na fé, mediante as situações que não conseguimos compreender, só nele alcançamos consolação.
Contemplação: O que o texto me leva a experimentar?
Deus tudo providencia para que, em nós, plenamente se cumpra o seu projeto de vida e amor. Somos convidados a lançar-se aos cuidados D’ele. Crer e se confiar à providência de Deus é uma profunda experiência de fé. Se entregar aos cuidados da Divina província gera plenitude de paz.
Ação: O que o texto me pede para viver no dia a dia?
Toda a história e todos os homens e mulheres estão interligados. Participamos de um único reino, com um único projeto universal de vida e salvação. Assim, cada vocação e cada missão dada por Deus, tem um propósito e designo no infinito senário do universo. No dia a dia, vivamos o chamado de Deus com toda força e dedicação, pois mesmo que pareça simples ou insignificante o que realizamos, algo é certo, a colheita será abundante. Você é único(a), insubstituível no projeto de Deus.
Pe. José Geraldo da Silva – Diocese de Caratinga-MG