“Luz pra toda vida”
10 de abril de 2024Saciando os famintos
12 de abril de 202411 de abril, 5ª feira da 2ª Semana da Páscoa.
Escolher um lugar/postura confortável. Faça silêncio para escutar a Palavra.
Respire lentamente pelo nariz. Sinta o próprio corpo. Escute o seu coração. Acalme os pensamentos e respire fundo.
Peça ao Espírito Santo que ilumine os passos da tua oração.
Leia o evangelho de João 3,31-36
Leitura: O que o texto me diz
No evangelho anterior, falamos sobre a luz que clareia e nos dá vida, como também, que o Cristo veio para nos ajudar a não exercer atitudes que não condizem com seus ensinamentos. Com efeito, para que isso seja possível, há a necessidade de entendermos a linguagem de Deus para que o discernimento seja prudente e profundo. O abrir-se ao Espírito Santo é fundamental. De fato, nós somos limitados e colocamos medida no Espírito, porém, a fé deve guiar-nos para que visualizemos as coisas do alto. Portanto, ainda que não compreendamos tudo, devemos viver na confiança em Deus. Isso é harmonizar-se com Deus, viver a eternidade nesta dimensão e testemunhá-la.
Meditação: O que o texto me diz
Meditar na palavra e aprofundar aquilo que me toca intensamente e me pergunto: tenho entendido realmente a linguagem de Deus? Tenho colocado medida demais ao Espírito Santo a ponto de não conseguir agir em mim? Que eu não guarde mais ressentimentos, mágoas e falta de perdão, e que eu me permita toda abertura possível para o Espírito agir em meu coração.
Oração: O que o texto me faz dizer
Jesus realizava seus encontros com o Pai, recebia direcionamentos para o seu agir. Assim não é diferente conosco. Que o seu clamor seja verdadeiro e seja atingido pela compreensão da linguagem de Deus dentro do seu contexto de vida.
Contemplação: O que o texto faz em mim
Imagine Cristo falando para você que foi enviado pelo Pai para dar testemunho da verdade. Convida-o a fazer o mesmo, a ser instrumento nesta dimensão como batizado pelo Espírito. Sinta o cheiro de Jesus Cristo abraçando-o como um sinal de seu SIM.
Ação: O que o texto me faz agir
Diante do SIM dado a Jesus e entendendo a linguagem de Deus, devemos buscar compartilhar nossas experiências para que as pessoas tenham acesso e saiam da ignorância. O ativismo diário muitas vezes se torna um obstáculo para nos distanciarmos de Deus. Porém, quando se entende o verdadeiro valor dessa linguagem que se resume no amor, não guardado para si, mas que seja doado gratuitamente aos demais, a vida assume seu sentido pleno. Que você passe adiante essa linguagem do amor.
Mércia da Silva Pereira*
Graduada em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF). Atualmente reside em Mossoró/RN.