Fazer o bem em qualquer tempo…
30 de outubro de 2020As Bem-Aventuranças e o caminho da felicidade
1 de novembro de 202031/10/2020 (Lc 14, 1.7-11)
Leitura: O que o texto diz
Acompanhe a palavra de hoje em Lc 14,1.7-11 e sinta-se como um convidado à refeição na casa do fariseu recebendo a exortação que Jesus profere, uma lição de comportamento e humildade. Os fariseus disputavam lugar de destaque porque assim, sentiam-se privilegiados, honrados. Porém, Jesus mostra que diante de tal postura, podem ser envergonhados. Em um mundo cheio de competições, carecemos de educação e sabedoria para buscarmos o último lugar sem disputas. Nosso serviço e amor será visto por Deus, e não será por ocupar presunçosamente o primeiro lugar. Para Deus, somos todos iguais, nós é que nos auto promovemos, uma vez que nos falta paciência, compreensão e aceitação da vontade dEle, e fazemos simplesmente a nossa. Deus tem um lugar preparado para cada um de nós. O texto nos apela a renunciar à sociedade competitiva e a aderirmos à sociedade do Reino. Os convites que Jesus recebe para refeição não são por amizades, a intenção é de espiá-lo e condená-lo. Deus não espera nada em troca, oferece tudo gratuitamente, o contrário da perspectiva dos convidados para o anfitrião que aguarda recompensas. Convidar também pessoas de amor desinteressado, em compaixão para com o próximo e do espírito humilde.
Meditação: O que o texto me diz
A sabedoria de Jesus mais uma vez fez silêncio entre os fariseus. Aproxime-se mais do texto e perceba se algo te incomodou, te tocou, trazendo para o seu cotidiano. Reflita sobre a falta de humildade e se você se identifica com os fariseus buscando posições de destaque, primeiros lugares, e como se sente?!
Oração: O que o texto me faz dizer
Entregue a Deus suas limitações. Peça que você seja estrela, mas aquela que leva luz aos que estão nas trevas, e não utilizar a caridade para o estrelismo. Que busque dar o primeiro lugar aos outros, escolha o último para si, e viva na simplicidade do amor de Deus.
Contemplação: O que o texto faz em mim
A simplicidade é um grande testemunho de Jesus, e uma qualidade explorada com propriedade e bem característica do Reino de Deus. Que você busque o equilíbrio da vida em todas as situações, com ética, e que a partir da palavra de hoje, sinta-se mais responsável e humano com as causas sociais e de cada um que participa de seu cotidiano.
Ação: O que o texto me faz agir
A adesão à Sociedade do Reino, nos faz abraçar a vida em comunidade com a simplicidade e humildade de coração. Que suas ações sejam direcionadas pela vontade de Deus e não pela sua própria, e faça o outro se sentir bem acolhido em sua casa, dando o melhor lugar a ele e que seja um convite desinteressado. Assim como Jesus ensina que é melhor dar do que receber, os que receberão de você, doarão a outros, e consequentemente, o Reino se expandirá.
Mércia da Silva Pereira*
Membro da Nova Jerusalém Leiga. Especialista em Estudos Bíblicos pela Faculdade Católica de Fortaleza-CE (FCF) e graduanda em Teologia pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Atualmente reside em Mossoró/RN.