
Jesus nos ensina o jeito e o momento certo de jejuar
7 de março de 2025
O Espírito conduziu Jesus ao deserto
9 de março de 2025
8 de março, Sábado depois das Cinzas. Dia internacional da Mulher.
Orientações gerais para navegar na Palavra de Deus:
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.
Leia o evangelho de Lucas 5,27-32
Leitura: o que o texto diz?
Há “quaresmas” na vida que nos atingem em qualquer momento do ano; quaresmas que não queríamos viver e que sabemos que não nos resta outra alternativa a não ser passar por elas: enfermidades, momentos de crise, etapas de ruptura, tempos de luto por um ente querido que se foi… Mas há quaresmas que são a vida mesma, o tempo cotidiano de muitas pessoas, especialmente dos mais empobrecidos e sofredores de nossa sociedade.
Meditação: o que o texto me diz?
Jesus chama Levi, um cobrador de impostos. Ele imediatamente deixa tudo para seguir Jesus. É sempre Jesus que se aproxima primeiro. Ele chega e chama os que todos viam como indesejáveis. A sua generosidade mudou a vida de Levi, porque ele se deixou tocar por Jesus. Os olhos dos fariseus e dos doutores da lei estão cegos de preconceito. Os nossos também. Olhe para dentro de você com verdade e veja a sua própria “doença”, a sua fragilidade, “os impostos” que você também cobra. Coloque-se nas mãos de Jesus e se disponha a ir com ele.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça a Deus porque Ele te chama todos os dias. Peça coragem para acolher o chamado que Ele te faz. Peça ao Senhor pelas mulheres, sobretudo as que vivem no sofrimento, as que são vítimas de violência…
Peça ao Senhor pela quaresma que vive o papa Francisco.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Levi está atento e disponível ao chamado de Jesus. Deixa tudo e segue Jesus. Você está assim disponível e atento? Quantos chamados Jesus já te fez e você nem respondeu? Quem são, para você, os “cobradores de impostos” e a “gente de má fama”? Os indesejáveis, aqueles que exclui do seu mundo, das suas relações?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
Jesus lhe disse: ‘Segue-me.’ Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.” O Encontro com Jesus traz alegria e festa. Jesus traz sentido, traz realização, traz alegria. Jesus não escolhe os certinhos e os perfeitos. Vem para quem precisa. Deus não desiste de nós, apesar dos nossos pecados. Ao contrário, como nos diz o evangelho de Mateus “faz nascer o seu sol sobre maus e bons, faz chover sobre justos e injustos”. Assim também nós, sempre podemos apostar que há uma nova chance de recomeçar.
Equipe Lectionautas