Jejuar das tristezas e celebrar a alegria!
16 de fevereiro de 2024Convertei-vos e crede no Evangelho!
18 de fevereiro de 202417 de fevereiro, Sábado depois das Cinzas
Sente-se em lugar confortável. Faça silêncio. Respire profundamente. Diga: “Senhor, estou aqui!”
Abra o coração para acolher com gratidão a Palavra do Senhor. Lembre-se que a Palavra já é ele presente em sua vida.
Que a luz da Bíblia ilumine sua vida!
Leitura: O que o texto diz em si?
Ler com atenção e bem devagar Lc 5,27-32
Jesus chama Levi, um cobrador de impostos. Ele imediatamente deixa tudo para seguir Jesus. É sempre Jesus que se aproxima primeiro. Ele chega e chama os que todos viam como indesejáveis. A sua generosidade mudou a vida de Levi, porque ele se deixou tocar por Jesus. Os olhos dos fariseus e dos doutores da lei estão cegos de preconceito. Os nossos também. Olhe para dentro de você com verdade e veja a sua própria “doença”, a sua fragilidade, “os impostos” que você também cobra. Coloque-se nas mãos de Jesus e se disponha a ir com ele.
Meditação: O que o texto diz a mim?
Levi está atento e disponível ao chamado de Jesus. Deixa tudo e segue Jesus. Jesus lhe disse: ‘Segue-me.’ Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.” O Encontro com Jesus traz alegria e festa. Jesus traz sentido, traz realização, traz alegria. Jesus não escolhe os certinhos e os perfeitos.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Agraceça a Deus porque Ele te chama todos os dias. Peça coragem para acolher o chamado que Ele te faz.
Contemplação: O que Deus, através do texto, está realizando em mim?
Acolher esta Palavra como dirigida a você. Observe o que ela vai transformando no seu coração como atitudes e compromissos novos. Quantos chamados Jesus já te fez e você nem respondeu? Quem são, para você, os “cobradores de impostos” e a “gente de má fama”? Os indesejáveis, aqueles que exclui do seu mundo, das suas relações?
Ação: O que a escuta e a meditação deste texto me sugere vivenciar?
Precisamos estar atentos. O Senhor nos chama e se estivermos distraídos perdemos a possibilidade de uma nova vida. A quaresma nos chama a atenção contínua, a responder prontamente “Senhor, aqui estou!”
Equipe do Lectionautas