Ele viu, e acreditou.
27 de dezembro de 2024“…o encontraram no Templo”
29 de dezembro de 202428 de dezembro, Sábado, memória dos Santos Inocentes.
Encontre um lugar, uma posição e um tempo para a oração.
Faça silêncio para entrar em oração.
Peça ao Espírito Santo que te conduza nos caminhos da Palavra…
Leia o evangelho de Mateus 2,13-18
Leitura: o que o texto diz?
Hoje fazemos memória dos santos inocentes, que são as crianças mortas pela fúria de Herodes, com o desejo de eliminar o Messias Jesus.O Evangelho também apresenta as dificuldades, que a família de Jesus experimentou por manter-se fiel ao plano de Deus. Nossas famílias vivem inúmeras dificuldades, mas também momentos carregados de ternura, de alegria, de solidariedade.
Meditação: o que o texto me diz?
O texto inicia apresentando a aparição de um mensageiro a José, que pode ser interpretado como a presença e a proteção de Deus sobre Jesus nos momentos de maior perigo e dificuldade. O mensageiro ordena José a fugir para o Egito, com Maria e com o Menino Jesus, pois Herodes deseja matá-lo. Esse trecho também expressa a total docilidade de José, que apressadamente realiza o que lhe foi confiado por Deus, sendo totalmente obediente à vontade divina. Jesus estabelecerá uma Nova Aliança, libertando Israel de todo o tipo de opressão e anunciando a vontade do Pai.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Peça ao Senhor, nesse momento, pela sua família, pela dificuldade que ela enfrenta e também pelos inúmeros santos e santas que morrem hoje pelos que promovem a guerra.
Peça ao Senhor por todos os refugiados, que como Maria, José e o menino Jesus tiveram que fugir de seus países. Peça ao Senhor por todas as crianças vítimas das guerras, pelas crianças que perderam seus pais, pelas crianças que passam fome.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
Hoje nos defrontamos com duas atitudes. A primeira é a delicadeza de José que protege sua família da opressão de Herodes e ao mesmo tempo presenciamos a crueldade, a insensibilidade de Herodes, que por ganância e medo de perder o seu poder mata inúmeras crianças. Assim, é importante nos perguntar: Minhas relações são perpassadas pela delicadeza? Quais são os opressores que hoje matam as pessoas por ganância? Como proteger as pessoas que defendem a vida, e que são ameaçadas?
Ação: como agir a partir deste evangelho?
José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu”,diz o evangelho. Todos os anos, milhões de pessoas no mundo fogem de seus países e casas por causa da perseguição, fome, pobreza e guerra. Nossa atitude em relação aos refugiados e migrantes precisa ser de acolhida e fraternidade.
Equipe Lectionautas