“Ele viu, e acreditou”
27 de dezembro de 2023“Luz para iluminar as nações”
29 de dezembro de 202328 de dezembro, 5ª feira, Memória dos Santos Inocentes
Procure um lugar confortável, respire profundamente. Faça silêncio interior.
Inicie pedindo ao Espírito Santo que abra seu coração para que a Palavra fecunde sua vida.
Leia Mt 2,13-18
Leitura: o que o texto diz?
José é avisado em sonho sobre as más intenções de Herodes, foge então, para o Egito com Maria e o Menino Jesus. Ao perceber que havia sido enganado pelos magos, Herodes manda matar todos os meninos em Belém, acreditando que entre eles também Jesus haveria de morrer. Esse breve trecho do evangelho nos traz alguns personagens e um acontecimento decisivo da vida de Jesus ainda pequenino. Você é convidado a fazer uma leitura cuidadosa desse texto e elencar aspectos importantes do que diz o texto e dos elementos que mais lhe chamaram atenção.
Meditação: o que o texto me diz?
A Palavra de Deus é um rico tesouro do qual podemos sempre extrair elementos para enriquecermos nossa alma. Hoje, podemos meditar sobre dois aspectos: a ganância pelo poder e as consequências disso. O texto nos mostra que a sede pelo poder fez com que Herodes mandasse eliminar centenas de crianças e, embora não tenha conseguido matar o Menino Jesus, pequenos inocentes foram martirizados, muitas vidas foram ceifadas em razão da conduta de Herodes. Por muitas vezes, não nos damos conta que nossa ganância, vaidade e falta de amor, nos distanciam da vontade de Deus e afetam tantos que estão ao nosso redor. Jesus manteve-se a salvo porque José foi sábio e soube ouvir o que o anjo lhe falara em sonho. Mas, e você? Será que tem buscado ouvir e cumprir a vontade de Deus? Tem buscado ser alguém virtuoso ou refém de suas próprias vontades e opiniões? Medite com esse evangelho e deixe que a Palavra de Deus fale com você.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, quantas vezes movido por minhas próprias aspirações, esqueci de amar a ti e ao meu próximo. Tornei-me surdo e calei-me diante de situações onde a tua vontade deveriam prevalecer. Não me compadeci do meu próximo e achei que fazer o que me agradava seria muito melhor. Salva-me de minhas más inclinações, lava-me de minhas misérias e perdoa-me, porque por amor a mim mesmo feri a ti e aos meus irmãos.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
O que o mover da Palavra realizou hoje em seu coração? Volte-se de coração à Palavra, fixe seu olhar na mensagem que Deus direcionou a você por esse evangelho e reserve esse momento para contemplá-la.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus te impulsiona a fazer?
Elenque três ações concretas que o evangelho de hoje te inspira a realizar. Anote-as e em seguida, planeje como irá executá-las. Faça isso pedindo a condução do Espírito Santo e decidido a realiza-las com o objetivo de amar mais a Deus e transbordar esse amor ao próximo.
Kelviane Pontes Vieira – Leiga consagrada da Nova Jerusalém; Formada em Serviço Social – UECE; Especialista em Bíblia- Faculdade Católica de Fortaleza; Residente em Maracanaú-Ce.
Imagem: Luca Giordano