“Ele viu, e acreditou”.
27 de dezembro de 2022“Meus olhos viram a tua salvação”
29 de dezembro de 20224ª FEIRA – 28-12-2022
4º dia na oitava de Natal – Martírio dos Santos Inocentes.
“Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!”
Santo Espírito, ajuda-nos a escutar, discernir, viver a Palavra de Deus!
EVANGELHO: Mateus 2,13-18
Leitura. O que diz o texto?
A cena narrada pelo evangelho de hoje relata que Jesus é perseguido desde os primeiros momentos da sua vida. Após a visita dos magos, José, levantou-se no meio da noite, pegou o Menino Jesus e Maria e fugiu para o Egito, conforme tinha sido alertado e orientado em sonho, pois Herodes iria procurar o menino para mata-lo. De fato, quando Herodes percebeu que fora enganado pelos magos, movido pela fúria,
“Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo,
exatamente conforme o tempo indicado pelos magos…”
Meditação. O que Deus nos diz através desse texto?
Retomando a cena, várias ações nos chamam a atenção. Contudo, podemos por hora, parar em duas diferentes posturas: José e Herodes. José que não se distrai, é todo atenção, serviço, disponibilidade, pronto para se deixar conduzir pelo caminho e orientações do Deus da vida. Herodes, ao contrário, quer manipular e buscar o poder sobre tudo e todos, seu ego e sua ganância é o que o move; o caminhos da morte, da destruição e violência é sua opção. Contudo, grande é a força do amor, do bem, da vida que sempre vence!
Oração. O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, ainda hoje, como tu, pequeninos, inocentes e frágeis são perseguidos e violentados. Seja nossa força e proteção. Teu projeto de vida, liberdade, amor, justiça… não é compreendido pelos amantes do poder. Ajuda-nos a lutar contra as estruturas que promovem a morte de tantos inocentes e frágeis. Afasta de nós o desejo do poder, da dominação, do controle… Capacita-nos a sermos vozes e luzes que conduzem para o caminho da tua vontade, na certeza que a vida é mais forte que morte. Assim seja!
Contemplação. O que o texto faz em mim?
Confiar e se deixar conduzir por Deus, na humildade e confiança são atitudes que podemos imitar em José e Maria. Contemplemos nossa vida e as opções que temos feito ao longo do caminho, temos traços de José e Maria em nós?
Ação: O que eu posso fazer a partir do texto?
Hoje, celebrando o Martírio dos Inocentes, o Menino, Luz do mundo, não enfrentou com facilidade as forças do mal que desejam impedir a Luz. A Palavra nos convida a estarmos atentos, discernir e optar pelo caminho, da Luz que Deus propõe. Embora seja um desafio diário, é a proposta que nos é oferecida a cada momento. Levantar e seguir a Luz, a voz de Deus é o convite hoje. Qual sua resposta?
Ana Angélica Ribeiro – Especialista em Catequese e membro da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 2
Imagem: Murillo