
“Somos simples servos, só fizemos o que devíamos fazer”
11 de novembro de 2025
“…porque o Reino de Deus está entre vós”
13 de novembro de 2025
12 de novembro, 4ª Feira, Memória de São Josafá
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Lucas 17,11-19
Leitura: O que o texto diz?
Jesus atravessa um povoado e dez leprosos vêm ao seu encontro pedindo compaixão. Jesus se compadece deles. A compaixão é aquele sentimento divino em que o sofrimento do outro passa a ser o sofrimento daquele que se compadeceu. Jesus sentiu as dores dos leprosos: a dor da exclusão e da marginalização que se desdobram em outros tipos de dores. Diante disso, ele pede que vão se apresentar ao sacerdote. Jesus os encoraja a romper as barreiras da exclusão, a ter iniciativa e quebrar os preconceitos que os mantinham afastados dos demais. Eles acreditam e obedecem. Quando obedecemos a Jesus, os males de nossa vida se dissipam.
Meditação: O que o texto me diz?
Os leprosos ficaram curados antes mesmo de chegar ao sacerdote. Porém, apenas um voltou para agradecer, e este era estrangeiro. Jesus nos liberta todos os dias de muitos males, mas poucas ou nenhuma vez lhe agradecemos. O homem que voltou para agradecer demonstrou uma libertação total, uma fé madura. Essa volta significa um compromisso assumido. A melhor maneira de agradecer a Deus e fazer a sua vontade é colocar em prática seus ensinamentos; é se comprometer com a vida.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe faça uma pessoa grata a cada dia, por tudo que Ele faz por você. A gratidão é importante em nossa vida! Reconhecer e ser grata(o) sempre.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você é obediente à Palavra de Deus que cura e liberta de seus males? Você tem gratidão a Deus por todo bem e graça que recebe cotidianamente? Você reconhece a bondade e compaixão do Senhor na sua vida? Qual sua atitude diante do Senhor por tudo que Ele faz por você?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
“ Um deles, ao perceber que estava curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia”. Seja agradecido a Deus por tudo que faz em sua vida, curando e libertando, para que você tenha vida e a tenha em abundância.



