Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar…
5 de setembro de 2021Jesus foi à montanha para rezar…
7 de setembro de 2021Segunda-feira, 06 de setembro de 2021.
Lc 6, 6-11 – Levanta-te e fica aqui no meio.
- Leitura: O que o texto diz?
Jesus entrou na sinagoga num sábado e ensinava. Lá também estava um homem que tinha a mão direita seca. Os mestres da Lei e os fariseus, querendo achar motivos para acusar Jesus, observavam-no para ver se Ele faria a cura no sábado. Então Jesus disse ao homem da mão seca para levantar e ficar no meio. E fez um questionamento: o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? Em seguida, pediu ao homem para que estendesse a mão. E assim, o curou. Por isso os mestres da Lei e os fariseus ficaram com muita raiva e começaram a discutir sobre o que fazer contra Jesus.
- Meditação: O que o texto me diz?
Quando as pessoas querem achar motivos para prejudicar alguém, parece que perdem a dimensão real daquilo que é mais importante. No Evangelho vimos isso claramente. Os mestres da Lei e os fariseus estavam querendo prejudicar Jesus, por isso nem se importaram com o bem que o Senhor fez ao curar o homem da mão seca. A Lei pela Lei os cegou e os impediu de ver que o bem aos irmãos é mais importante que os preceitos. E nós, como responderíamos ao questionamento de Jesus e que escolha faríamos nessa situação? Ficaríamos apegados à Lei ou priorizaríamos a vida daquele homem?
- Oração: O que o texto me faz dizer a Deus?
Senhor, queremos fazer as nossas escolhas baseados nos teus exemplos. Como cristãos, queremos optar pelo bem, sem titubear. Queremos priorizar a vida e a dignidade das pessoas, como vimos no caso da cura do homem da mão seca. Aquele homem teve a dignidade restituída ao readquirir a possibilidade de trabalhar e isso nos ensinou o quanto é importante e frutuosa a opção por fazer o bem. Que jamais deixemos endurecer o coração pelo apego a Lei ou ao desejo de prejudicar alguém. Que o mal nunca seja a nossa escolha.
- Contemplação: O que Deus, através do texto, faz em mim?
O Senhor nos mostra que a vida e a dignidade da pessoa são mais importantes que a obediência cega da Lei. O zelo pelo sábado não impediu Jesus de fazer o bem, ao contrário, Ele santificou mais plenamente esse dia com aquela cura. Além disso, a frase de Jesus “levanta-te e fica aqui no meio”, dirigida ao homem da mão seca, faz recordar a Campanha da Fraternidade de 2006, que tratava da questão da acolhida e da valorização das pessoas com deficiência, tema que precisa a ser levado a sério sempre e por toda a sociedade, a começar por cada um de nós.
- Ação: O que o texto me impulsiona a fazer?
As palavras de Jesus nos desinstalam e nos fazem assumir um compromisso profundo com a opção pelo bem, pela vida e também pela inclusão fraterna dos nossos irmãos e irmãs com deficiência.
Finalizemos com a belíssima oração da Campanha da Fraternidade de 2006:
Ó Pai de misericórdia, nós vos louvamos e agradecemos porque, pela morte e ressurreição de vosso Filho e pela ação do Espírito Santo, nos reconciliais convosco e entre nós. Abri nossos olhos para reconhecermos em cada ser humano a dignidade de filhos benditos vossos. Convertei nosso coração para acolhermos a todos com amor fraterno, de maneira especial as pessoas com deficiência. Ajudai-nos a promover a autonomia e a plena realização desses nossos irmãos e irmãs, na família, na sociedade e na Igreja. Ensinai-nos que o segredo da felicidade está em fazer o bem e em partilhar alegrias e sofrimentos. Tornai-nos solidários em relação às pessoas com deficiência: que elas ocupem o centro de nossas atenções. Ao lado delas estaremos mais perto de Vós e receberemos muito mais do que oferecemos. Ó Maria, Mãe querida, Jesus nos confiou a Vós como filhos e filhas. Confortai os que se dedicam com amor àqueles que um dia, felizes, nos receberão na casa do Pai. Amém!
– Flávia Carla Nascimento (Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote) – coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Ponta Grossa (PR) e integrante da Equipe Regional da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul II.