“A planta cresce e fica uma árvore”
30 de outubro de 2018Semente que desabrocha na vida eterna (Jo 6,37-40)
2 de novembro de 2018Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Jesus respondeu: ‘Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: `Não sei de onde sois.’ Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.’
Oração:
Bom dia querida Trindade! Obrigado por esse momento de partilha de vida, de diálogo intimo através da oração. Peço que seu Espirito me conduza, me ajude a abrir os ouvidos e o coração para escutar e acolher com amor vossa palavra.
Na palavra de hoje Jesus nos pede voltar para dentro de nós e fazer uma reflexão profunda sobre nosso seguimento. Ele nos chama a rever nossa caminhada, a examinar nosso caminho. Por onde tenho andado? Vivemos nosso discipulado às margens? Penso que é isso que Jesus queria chamar a atenção dos que o ouviam naquele momento. Os líderes religiosos da época se orgulhavam em se dizerem obedientes às escrituras, às leis. Jesus nos mostra que não se trata disso. Isso não é suficiente para viver o Reino que Ele veio instalar. Jesus na verdade nos está chamando para navegar em águas mais profundas. Nos está chamado para sair das margens. Viver focados na justiça e do exercício profundo da caridade. O que posso fazer para que isso aconteça na minha vida? Quais são meus primeiros passos, o que posso fazer de concreto hoje?
Jesus seguia para Jerusalém, diz o evangelho. Seguir para Jerusalém tem sempre um significado profundo. Jesus segue para o cume da sua missão, amar até o extremo. E eu para onde estou seguindo? Para onde estou caminhando? Esse caminho me leva ao mesmo amor? Estou confiante disso? Talvez seja um momento oportuno para dar uma pausa e perguntar a Jesus o que Ele pensa, como posso seguir melhor? Meu destino é o amor?
Doce Espirito Santo, nos ilumine nesse dia! Toque nosso coração para que não sejamos pessoas superficiais e acomodadas. Nos inspire a navegar em águas mais profundas, mesmo que seja necessário ir contra a maré da injustiça, da falta de amor, aceitação. Que Maria nos inspire a ter um olhar sempre fixo em Jesus, e também a ter a coragem necessária para estar junto d’Ele em Jerusalém, aos pés da cruz.
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.