Nenhum sinal será dado a esta geração
a não ser o sinal de Jonas.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,29-32
Naquele tempo:
29Quando as multidões se reuniram em grande quantidade,
Jesus começou a dizer:
‘Esta geração é uma geração má.
Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado,
a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas
foi um sinal para os ninivitas,
assim também será o Filho do Homem para esta geração.
31No dia do julgamento,
a rainha do Sul se levantará
juntamente com os homens desta geração,
e os condenará.
Porque ela veio de uma terra distante
para ouvir a sabedoria de Salomão.
E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas
se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão.
Porque eles se converteram
quando ouviram a pregação de Jonas.
E aqui está quem é maior do que Jonas.’
Palavra da Salvação
A nossa vida está chamada a ser o sinal de Deus em meio à humanidade. A nossa missão e vocação é ser um sinal de Deus nos meios onde vivemos: na escola, no trabalho, no ônibus e no nosso lar. Hoje esta palavra se faz real na sociedade e no mundo em que vivemos. Diante de tanta desigualdade social e violência, as pessoas se perguntam: ONDE ESTÁ DEUS?, DEUS SE ESQUECEU DE NÓS?.
Diante disso somos chamados a ser a voz e presença de Deus, somos convidados a ser sinal de que Deus é mais, de que Deus não se esqueceu de seus filhos. A resposta de Deus a toda esta situação é a nossa vida, assim como a vida de Jesus foi resposta. A nossa vida também é chamada a ser resposta de Deus em todos estes ambientes e onde falta amor, perdão, compaixão.
Assim como se converteram ao escutarem a pregação de Jonas, as pessoas ao olharem para nossa vida e forma de viver, precisam converter. A nossa vida tem que ser carregada de tal forma do amor de Deus ao ponto das pessoas olharem nossas atitudes e mudarem de vida, desejarem ser melhores. Procuremos julgar menos, falar menos e viver mais.
Perdemos muito tempo julgando as atitudes dos outros e esquecemos do essencial que é o amor. Não podemos mostrar Deus ao outro se em nosso coração carregamos o desprezo, a falta de perdão e o egocentrismo, por que Deus é amor e se queremos, de coração, estar neste caminho que Jesus nos chama a caminhar, precisamos purificar as nossas atitudes, precisamos nos esvaziar de nós mesmos e deixar que o amor e a palavra de Deus seja a bússola que nos mostre o caminho.
Renato Guerra Trindade – Analista de Suporte – Fraternidade Missionária Verbum Dei / São Paulo.