Ai de você, cidade injusta (Lc 10,13-16)
5 de outubro de 2018“Que o Senhor o abençoe em todos os dias da sua vida”.
7 de outubro de 2018Naquele tempo: Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: ‘Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.’ Jesus respondeu: ‘Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.’ Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.’ Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: ‘Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.’
Oração:
Obrigado Trindade por esse momento de oração. Momento esse que podemos estar em comunhão, através da vossa palavra, sempre viva e atual. Peço que conduza esse momento. Leva-me por teus caminhos e me ajude a abrir o coração, para escutar sua voz e ser terra fértil onde sua palavra possa germinar, crescer e dar frutos segundo vosso coração.
A palavra de hoje me chama atenção para muitos fatos, os quais poderíamos partilhar. Há muito o que ser saboreado… Mas nesse diálogo rico entre os discípulos e Jesus, dois pontos me chamam mais atenção. O primeiro é “Vossos nomes estão escritos no céu.” E segundo a gratidão de Jesus pela preferência do Pai aos pequenos. E não há como pensar sobre isso hoje e não lembrar que outubro é o mês das missões.
“… Antes ficai alegres porque vosso nome está escrito no céu.” Jesus nos lembra da nossa essência em Deus, que nos criou com amor, que nos salvou e que nos santifica. Estar escrito no céu e estar escrito no coração do Pai, de onde viemos … Não podemos nos esquecer jamais de onde viemos e isso nos inspira direitos e deveres também. Em meio a tantas informações e conexões corremos o risco de nos esquecer do que é essencial. Se viemos do amor é para o amor que devemos viver, é para amar que devemos viver… Como tenho vivido esse amor? O que tenho feito para propagar o amor que me originou e que como discípulo missionário tenho o dever de partilhar?
“Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos.” Jesus agradece à Deus porque escolheu pequenos (as) para revelar o amor, para manifestar de modo particular sua misericórdia… Penso que também hoje Jesus nos envia a levar a palavra de Deus, seu amor, sua misericórdia aos pequenos e mais pobres. Não podemos viver indiferentes as realidades tristes do nosso país, da nossa comunidade… O que eu tenho feito para levar meu serviço, meu amor fraterno, meu acolhimento aos pequeninos? Como posso fazer isso direta e indiretamente?
No mês das missões peçamos ao Espirito Santo a coragem para sermos verdadeiros discípulos missionários, que possam levar para os mais pequeninos o amor que nos originou, que nos move e que muitos de nós o temos ignorados… Que Ele nos ajude a desperta-lo como força e com ardor! Peçamos também que sua luz nos guie nessas eleições. Para que nós sejamos fieis a cruz de Cristo. Fieis a nossa vocação maior ao amor e fieis à igreja na sua opção preferencial pelos pobres!
Amém!
Willian M. da Fonseca – Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.