“A paz esteja convosco!”
13 de abril de 2023“Ide…!”
15 de abril de 202314 de abril, 6ª feira, oitava da Páscoa
Evangelho – Jo 21,1-14
Leitura: o que o texto diz?
É a terceira vez que Jesus aparece ressuscitado aos seus discípulos e amigos, desta vez foi junto ao lago de Tiberíades. Um encontro marcado não somente como uma aparição, mas como um convite a reacender a fé. Os discípulos se encontravam tristes, desiludidos, sem ânimo. Eles haviam voltado àquela vida de antes de encontrarem Jesus. Jesus toma a iniciativa de ir ao encontro deles e pedem que façam diferente do modo como estavam fazendo. É a palavra de Jesus que restitui o ânimo e a coragem dos discípulos, por isso, o milagre da pesca aconteceu. Foi a escuta e a obediência à palavra que fez com que a pesca seja milagrosa.
Meditação: o que o texto me diz?
A presença do ressuscitado é viva e atuante no meio de nós. Estamos vivendo um tempo forte que nos convida a renovarmos a nossa fé e a nossa esperança. O Senhor vive e se faz presente através dos gestos de vida junto aos seus discípulos: se põe de pé, dirige a eles a sua palavra, cria um ambiente de refeição e de fraternidade e confia a eles uma missão. Tudo isto são gestos de ressurreição que nos motiva a viver a viver como pessoas ressuscitadas.
Oração: o que o texto me faz dizer a Deus?
Agradeça ao Senhor a presença dele ressuscitado no meio de nós através da Palavra e da Eucaristia. Termina agradecendo os sinais de ressurreição; a força que tem a palavra de Jesus e o convite que ele lhe faz todos os dias para lançar a rede do lado que possas colher mais alegria, mais esperança e mais amor.
Contemplação: o que Deus, através do texto faz em mim?
Diz Jesus “Lançai as redes”. Jesus continua muito perto de nós no cotidiano de nossa vida, nos pede de comer e nos manda lançar a rede para o outro lado, ou de outro modo. A fé na ressurreição é um convite para viver o amor em forma de partilha, de comunhão e missão. Esta foi a experiência dos discípulos com Jesus à beira do mar de Tiberíades.
Ação: que gestos concretos a Palavra de Deus me impulsiona a fazer?
Você tem dado atenção à palavra de Jesus? Pergunte a Jesus qual o “lado” certo para você lançar a sua rede? Pode ser se aproximando e conversando com pessoas que nunca vi, mas pode ser com pessoas bem próximas e difíceis de dialogar. O importante é descobrir onde lançar as redes.
Equipe do Lectionautas