Terreno fértil
28 de janeiro de 2015Não desprezemos a menor das sementes
30 de janeiro de 2015Marcos 4,21-25
E dizia-lhes: “Quem traz uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Ao invés, não a traz para colocá-la no lampadário? Pois nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” E dizia-lhes: “Cuidado com o que ouvis! Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais. Pois aos que tem, será dado e ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado”.
Lampadário
Jesus, luz do mundo,
Sua Palavra é lâmpada para minha história, capaz de guiar meus passos ainda que nos caminhos mais entrevados. Nela encontro respostas para meus dilemas, conforme sua vontade. Quando me entristeço, é ela que me anima, e quando me exalto, me contém. Ela me chama à contemplação, à meditação, mas requer que eu esteja sempre em movimento, pois é justamente o caminhar que sustenta seu brilho. Ainda que ela ilumine tudo, muito não consigo ver. Contudo, nessas horas, minha fé revela-a presente, viva e ardente em meu coração.
Portanto, reconhecendo-me dependente de sua luz, humildemente peço que o senhor me faça parte de sua sabedoria, necessária para o bom entendimento de sua Palavra. Ajude-me a fazê-la sol para o meu viver, estando presente em todos os meus dias, a fim de que conduza todos os meus pensamentos e decisões, comportamentos e atitudes.
Iluminado por sua Palavra, eu possa ser reflexo de seu brilho em cada situação que viver, em todos os ambientes que frequentar. Recebendo sua luz, eu viva como verdadeiro lampadário para o mundo.
Assim seja.
Marcelo H. Camargos – acadêmico de medicina na UFMG. Fraternidade Missionária Verbum Dei.