Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.
4 de setembro de 2022“… Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais também chamou de apóstolos.”
6 de setembro de 202205/09/22 – 2ª feira – 23ª Semana do Tempo Comum
Lucas 6, 6-11
Leitura: O que o texto diz
O texto vem falar e colocar o amor pelas pessoas acima da lei. Jesus cura o homem da mão seca a fim de mostrar que ao curar no dia de sábado, ele protege a vida que está acima da lei. A lei tem que existir, no entanto ela não pode ameaçar a vida.
Meditação : O que o texto me diz
Necessitamos ter a coragem e a ousadia de Jesus. Ele não tem medo, pois a vida do homem enfermo está acima de muitas regras e leis, que ao respeitá-la por si só, ela pode matar.
Jesus não desrespeita a lei e somente quer demonstrar com esta atitude, que o amor e a vida devem prevalecer acima de tudo.
Oração: O que o texto me faz dizer
Senhor, ajude para que cada um de nós, saíamos do nosso comodismo e tenhamos a coragem de defender a vida e enfrentarmos o sistema que corrompe, que machuca os excluídos.
Que os cristãos tenham uma atitude arrojada e defendam aqueles que não têm voz e que se encontram excluídos da sociedade.
Contemplação: O que o texto faz em mim
O evangelho a todo momento, nos convida a deixarmos os bancos da Igreja e irmos ao encontro dos que sofrem, dando oportunidade para que possam curar as feridas físicas e emocionais e serem protagonistas de suas vidas.
O Texto faz com que visualizemos de fato a Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco.
Ação: o que eu posso fazer a partir do Evangelho
Que nós possamos ter a coragem de olhar para dentro de cada um de nós mesmos e nos perguntar: Como está minha vida de agente de pastoral? Tenho realizado algo em favor daqueles que sofrem, que ainda têm receio de adentrar em nossos Templos devido às regras excessivas? Tenho acolhido estas pessoas, numa atitude de colocá-las no meio das comunidades ou o meu testemunho fala o contrário? Sou uma Igreja em saída ou prefiro ficar sentada nos bancos criticando nossa religião? Pensemos na coragem e na ousadia de Jesus!!!