
Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus
17 de dezembro de 2025
18 de dezembro, 5ª feira, 3ª semana do Advento.
- Escolha um lugar apropriado para a oração e uma posição corporal que mais lhe ajude. Desligue o celular e cuide para não ser interrompido(a).
- A ambientação ajuda a rezar: disponha no espaço uma vela e a Bíblia.
- Pacifique-se através do silêncio interior e exterior. Para isso, ajuda respirar profundamente várias vezes, de maneira pausada. Talvez uma música ambiente bem baixinha ajude a criar um clima de oração. Faça o sinal da Cruz.
- Tome consciência de que você está acolhendo a presença de Deus como amigo; invoque sempre o Espírito Santo para que ele te conduza nos passos da Palavra.
- Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e te ajude a viver o que a Palavra te propõe.
Leia do Evangelho de Mateus 1,18-24
Leitura: O que o texto diz?
O sim de José ao Anjo, isto é, a Deus, confirmou o sim de Maria. Desse modo, vemos como ambos, José e Maria, estão sintonizados. Ambos tiveram dúvidas, receio, medo, insegurança e outros sentimentos humanos quando o Anjo lhes anunciou a gravidez. Porém, ambos, pela fé, por serem pessoas de Deus, tiveram a atitude mais acertada, aceitando fazer a vontade de Deus. Somente quem tem fé consegue, em situações difíceis como essa, ouvir e aceitar que é Deus quem fala. Deus fala de diferentes maneiras em nossa vida. Constantemente ele envia seus anjos para anunciar o que devemos fazer.
Meditação: O que o texto me diz?
Para ouvir e entender a voz de Deus, é preciso que sejamos como José , pessoa justa, isto é, alinhada com a vontade de Deus. José, por ser justo, pensava em deixar Maria em silêncio, sem fazer nenhum alarde, sem escândalos, sem expô-la à humilhação pública. José, quando entendeu o sinal, fez conforme o Anjo havia pedido, mudou seus pensamentos e aceitou Maria como esposa. O sim de José e Maria possibilitou que Jesus nascesse para a humanidade. O nosso sim a Deus possibilitará que Jesus continue presente entre nós. Somente quem diz sim a Deus consegue dizer não às coisas que não são de Deus.
Oração – O que o texto me leva a dizer a Deus?
Peça ao Senhor que lhe dê, como a José, a docilidade, obediência à sua Palavra que ilumina e lhe conduz para a vida plena, na graça de viver a vida segundo à sua vontade.
Contemplação: O que o texto faz em mim?
Você ouve a voz de Deus, escuta sua mensagem com atenção? Qual é o grau de sua adesão ao que o Senhor te pede? Você vive sua vida na docilidade à Palavra de Deus, que converte e salva?
Ação: O que o texto me leva a fazer?
Ao despertar do sono, José fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e acolheu sua mulher”. José foi dócil, obediente à voz do Senhor. Como José busquemos a cada dia esta docilidade à sua Palavra, fazendo a sua vontade.



