Ser voz profética…
17 de dezembro de 2023“E há de caminhar à frente deles”
19 de dezembro de 202318 de dezembro de 2023, Segunda-feira da 3ª semana do advento.
“José não tenha medo! ”
Peça ao Espírito Santo que guie teus passos pela leitura orante.
Leia Mt 1,18-24
Leitura: o que o texto diz?
A figura do Justo José é apresentada no evangelho de hoje para nós. José hoje enfrenta um grande dilema na sua vida de fé, talvez até decepção, mas na confiança de que Deus sabe de todas as coisas, resolve abandonar Maria em segredo. Então silenciosamente Deus o ajuda, transmitindo através do anjo sua mensagem para que se cumpra a sua vontade: “Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta” José é parte importante do plano de Deus para a salvação da humanidade!
Meditação: o que o texto me diz?
Como a postura de José diante desse problema pode ser comparada à minha postura? O que eu tenho para aprender com essa história? Essas perguntas servem para que sejamos abertos ao que o Evangelho de Jesus tem para nos ensinar. Às vezes nossos dias são caracterizados por surpresas ingratas, onde somos tentados a recuar. A voz de Deus então ressoa em nossos ouvidos dizendo: “Não tenha medo! Deus está contigo”.
Oração: o que o texto me faz dizer?
Deus vem a nosso encontro. Que nessa oração, a confiança seja a protagonista. Agradeça a Deus por todas as vezes que, diante da tentação de vacilar, ele veio ao seu encontro lhe ajudar e transformar a história. As circunstâncias pelas quais passamos no nosso dia-a-dia não são nada perto da misericórdia com que Deus trata seus amados.
Contemplação: o que o texto faz em mim?
No silencio da oração, permita que o anjo de Deus sopre aos seus ouvidos a mensagem da Palavra: grandes coisas estão por vir. Que no Natal que se aproxima, tenhamos a esperança de dias melhores na graça e na paz de Deus
Ação: o que o texto me leva a fazer?
Quais são as situações da minha vida que me impõem medo ou desesperança? Como eu posso permitir que Deus renove no meu coração as luzes que se acendem para receber o menino Jesus que vem? Como poderia, através da caridade, ser um promotor da justiça como José fez no seu tempo?
João Victor Batista – Membro leigo do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Mestrando em Economia pela Universidade Federal do Ceará