Jesus é o descendente de Davi, o messias esperado.
17 de dezembro de 2021Bem-aventurada aquela que acreditou
19 de dezembro de 202118 de dezembro, sábado da 3ª semana do Advento.
Evangelho- Mt 1, 18-24
LEITURA: O QUE O TEXTO DIZ?
O texto diz como José reagiu diante da gravidez de Maria, sua prometida, antes de estarem juntos. Relata seus medos, suas dúvidas e angústias diante do fato – o nascimento de um filho, o salvador do mundo.
Retrata também como Deus, por meio de um anjo conversou com ele, em sonho, assegurando o valor de Maria, responsabilizando-o a dar o nome de Jesus ao filho que iria nascer – o salvador dos nossos pecados, além de mostrar a obediência de José diante daquela situação no mínimo inusitada para época.
MEDITAÇÃO: O QUE O TEXTO ME DIZ?
No mundo atual estamos a todo tempo cercados por muitos sons e inúmeros ruídos. Esses estímulos, na grande maioria das vezes, não nos deixam escutar e perceber a essência da vida, que é o amor de Deus por nós.
Assim, perdemos nosso tempo precioso com superficialidades que não nos saciam, nem nos fazem crescer enquanto seres humanos. Muitas vezes não nos colocamos no lugar do outro diante das injustiças que afetam e prejudicam milhões, fortalecendo cada vez mais os privilégios de poucos. Além de tudo isso, também não damos importância ao que Jesus nos ensinou – amar o próximo como a nós mesmos.
O texto descrito me apresenta um José, que mesmo aflito e perdido em seus ruídos, escuta, através do anjo do Senhor, o que Deus lhes diz.
José não apenas escuta, mas age como o anjo lhe havia mandado, se tornando o pai de Jesus na Terra, cuidando, protegendo, amando, ensinando conforme Deus o orientava.
Na simplicidade e humildade José é exemplo de coragem, justiça e amor.
ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME LEVA DIZER ?
Ao refletir sobre o texto é possível dizer que diante do exemplo de José, e de Maria é claro, que Deus nos convida, o tempo todo, a sermos filhos extremamente confiantes Nele, como Jesus Cristo foi.
Que Ele, o tempo todo, planeja o melhor para cada um de nós, mesmo em situações das mais inusitadas possíveis. Deus nos convida a ter fé em seus planos para nós, mesmo que não estejam claros ou compreensíveis naquele momento.
O projeto de vida para cada um de nós, pensado por Deus é infinitamente perfeito.
Assim por minha vida, pelo amor e cuidado que recebo todos os dias, por tudo que me oferece… eu agradeço.
Agradeço pela oportunidade diária que me é dada de crescer no amor; pelo Senhor compreender as minhas limitações e medos; pelo perdão dos meus pecados frequentes; por entender minha arrogância não servir aos meus propósitos de vida, pela minha ignorância, pela pouca fé.
Gratidão a Deus pelo seu amor incondicional por mim e pela humanidade!
CONTEMPLAÇÃO: O TEXTO FAZ EM MIM ?
Este texto me toca e me faz sentir que tenho que ter mais fé. Que tenho que acreditar que os planos de Deus para mim e para cada um de nós são simplesmente perfeitos. E que por mais que estejamos com medo, inseguros, angustiados, ouvi-Lo e seguir Suas orientações é o melhor que podemos fazer, sempre.
A partir do texto, entendo que preciso aprender a me colocar nas mãos de Deus, confiar que Ele cuida e me protege. Que nunca me deixará sozinha, nem nos momentos mais difíceis da minha vida.
Como Maria e José, preciso confiar a minha vida integralmente a Deus e agir conforme sua vontade.
AÇÃO: O QUE EU POSSO FAZER A PARTIR DO EVANGELHO ?
Acredito que uma primeira ação seria seguir os passos de Maria e José. Ter fé e confiar que Deus tem um plano para mim, como teve na vida deles. E que este plano é infinitamente superior ao meu plano, porque Deus é perfeito e seu amor por mim é infinito.
Preciso me entregar de corpo e alma aos ensinamentos de Deus e ouvir o coração, onde a essência Dele se encontra em mim, me iluminando e orientando na caminhada.
Preciso me tornar um ser mais humano, mais amoroso, mais justo, mais fiel e mais leal a Deus e aos seus ensinamentos,
Preciso amar cada vez mais e mais e agir como Deus espera de mim.